Lustres e Pendentes

"Desde os tempos mais antigos, lustres e pendentes são utilizados para dar um toque diferente às casas. Porém, poucas famílias tinham... Veja mais

fechar "Desde os tempos mais antigos, lustres e pendentes são utilizados para dar um toque diferente às casas. Porém, poucas famílias tinham acesso a esses tipos de ornamentos. Fabricados em bronze e com grandes dimensões, esses adereços eram raros na decoração de casas menos nobres. E outro detalhe: ao invés de lâmpadas, velas eram utilizadas para fornecer a iluminação. Entretanto, com o passar do tempo, tornaram-se peças-chave na decoração de ambientes. Sinônimos de requinte, estilo e sofisticação, algumas delas, são consideradas, mesmo hoje em dia, itens de luxo.

Existem de todos os tipos, tamanhos, cores e para todos os gostos, do infantil ao refinado, do clássico ao contemporâneo, do simplório ao rebuscado. Os materiais e acabamentos utilizados na fabricação de lustres e pendentes também variam bastante - aço, acrílico, vidro, polipropileno, metal cromado, cristal, alumínio - e, podem conferir maior qualidade, durabilidade e resistência. Porém, é preciso ter cuidado no momento de adquirir uma nova peça. Lustres para sala de tamanho desproporcional ou de material e traços diferentes dos demais itens do espaço podem ter efeito contrário ao desejado, comprometendo a decoração do cômodo ao invés de embelezar. Outra dica é sobre a distância da instalação dos pendentes: devem ficar, pelo menos, a 2 m do piso, a 20 cm do teto e 80 cm da mesa."
Filtros: