Entrar ou Cadastrar

Abra as portas para a organização do seu guarda roupa

Facilite a vida na hora de achar suas peças de roupa!

Por: Equipe MadeiraMadeira

Na correria do dia a dia nem sempre conseguimos separar um tempo para deixar nossa casa arrumadinha do jeito que desejamos. Não tem nada mais prazeroso que encontrar cada coisa em seu lugar, não é mesmo? Nessa hora você lembra da bagunça do guarda-roupa e como não tem dado a atenção que ele merece. Colocá-lo em ordem é uma tarefa que ocupa certo período do seu dia, e no final sempre bate aquela preguiça. Nem pensar! Arregace as mangas e dê adeus ao pesadelo que é ter de achar bem rápido aquela peça de roupa escondida.

Para aproveitar da melhor forma possível todos os espaços do seu guarda-roupa, a organização é muito importante. Mas você sabe como colocar em prática essa palavrinha mágica?

Imagem usada sob licença da Shutterstock.com

Tenha em mente que organização significa qualidade de vida. Isso também vale para seu guarda-roupa. Você quer abrir e enxergar tudo o que tem, saber onde está cada item e ganhar tempo ao se vestir para todos os momentos da sua vida. Parece básico, mas essas são algumas vantagens de um guarda-roupa organizado.

A regra mais importante desta etapa é: não existe regra! Afinal de contas o guarda-roupa precisa ser funcional da maneira que combina com o seu jeito todos os dias.


Primeiro passo: separar e categorizar as peças de roupa

1 –  Comece fazendo a seleção das peças. Tire tudo do seu armário e separe o que você não usa mais para decidir se vai descartar, vender ou doar. Reserve o que precisa de conserto ou daquele upgrade na lavanderia. E lembre-se: é melhor ter pouco e usar tudo, do que ter muito e não usar nada, simplesmente porque você não consegue saber onde está.

2 –  Depois dessa primeira seleção, categorize as suas peças de roupa. Junte todos os iguais, ou seja, calça com calça, camiseta com camiseta, blusa com blusa e assim por diante. Perceba que foram criadas várias “pilhas” e você já consegue ter uma ideia de quanto espaço vai precisar para cada tipo de peça. Vamos começar a organizá-las nos seus devidos lugares!

3 –  Seu guarda-roupa é pequeno? Não tem problema. Separe as peças por estação “verão e inverno”. O que estiver fora de época você pode armazenar em caixas organizadoras ou até mesmo em malas de viagem. Dica: coloque as roupas em sacos de algodão ou TNT antes de guardá-las. Faça o mesmo rodízio das peças quando mudar de estação. 

Imagem usada sob licença da Shutterstock.com

Essa é uma das muitas soluções para você enxergar e ter acesso fácil ao que está no interior do seu guarda-roupa. Também evite formar pilhas de roupa muito altas, e não coloque mais de uma peça por cabide. Gostou? Quer mais? Então fique por dentro das sugestões que preparamos especialmente para você transformar seu guarda-roupa no mais lindão do mundo, com aquele toque especial!

Gavetas, cabideiro ou prateleira: cada roupa em seu lugar

Nem sempre temos um guarda-roupa projetado para os diferentes tipos e tamanhos de peças de roupa. Então além de pensar na praticidade do dia a dia, precisamos entender que cada tecido tem características próprias e exigem determinados cuidados. Alguns apresentam maior elasticidade e facilmente se deformam, como é o caso de lãs, cardigãs e tecidos sintéticos. Quando são pendurados pegam a forma do cabide e podem ceder devido ao peso. Por isso guarde esses tipos de peças dobradas em prateleiras.

Imagem usada sob licença da Shutterstock.com

1 – Os tecidos estruturados, que amassam com facilidade ou que possuem vincos, como linho, seda, cetim, blazers e camisas, de preferência devem ser pendurados. Você pode usar cabides que ajudam a manter a estrutura da peça. Modelos mais longos e largos nos ombros, por exemplo, são ótimos para paletós.


2 – Camisetas, roupas de ginástica, pijamas, lingerie, cuecas e meias não ficam bem em pilhas. Essas peças são excelentes escolhas para as gavetas, pois oferecem melhor disposição, além de facilitar a visualização. Nesse caso, as colmeias organizadoras são super indicadas e práticas. As gavetas servem como coringa na hora de guardar acessórios como óculos, gravatas e cintos. Existem modelos que já vêm de fábrica com divisórias, ou você pode criar essas divisões com papelão, forminhas de gelo, pedaços de tubo de PVC, xícaras, ou pecinhas de madeira. Vai da criatividade de cada um!

Veja aqui os produtos da imagem: 
1 – Organizador de gavetas em tecido 
2 – Divisória em plástico para gaveta
3 – Caixa organizadora de óculos 
4 – Caixa organizadora de relógios
5 – Cabide de madeira para gravatas


Faça o exercício de se perguntar: “essa peça vai deformar ao ficar pendurada?”, se a resposta for SIM, opte por mantê-las dobradas. É importante que ao guardar peças delicadas em gavetas haja um “respiro” para não danificá-las ao abrir e fechar o móvel.


3 – Sempre é bom expandir horizontes, então aproveite o espaço do maleiro, que muitas vezes é desperdiçado. Como o nome já diz, serve para armazenar as malas, porém é um ótimo aliado de quem tem pouco espaço. Nele você pode guardar coisas que não utiliza com frequência. Já pensou nisso?


4 – Em caixas organizadoras ou nas próprias malas, guarde roupas de festa, de viagem - como as jaquetas e sapatos de neve - ou ainda acessórios e moda praia. Esse espaço também funciona super bem para acomodar as bolsas lado a lado. Caso tenha alguma muito molinha, use enchimento para bolsas ou coloque uma dentro da outra. 


5 – Se por acaso não houver um local destinado especialmente para calçados, utilize as prateleiras. A forma de acomodá-los também dependerá da quantidade de espaço. O seu móvel tem boa profundidade? Aproveite para posicionar um pé do calçado em frente ao outro. Se tiver uma disponibilidade maior na largura do guarda-roupa, coloque um pé virado com o bico para frente, e o outro com o salto - essa posição facilita sua escolha na hora de se vestir. 


Como já te contamos, não há uma regra, então tudo depende do espaço que você tem. Escolha gavetas, caixas ou cabides próprios para deixar os lenços, cachecóis e echarpes.


Aqui na MadeiraMadeira você encontra diversos produtos para facilitar a organização do seu guarda-roupa, desde cabides especiais, até caixas específicas para óculos e relógios. É garantia de praticidade no seu dia a dia e maior durabilidade à seus pertences. 


Curtiu nossos conselhos? Então agora é a sua vez! Boa arrumação!

Neste post contamos com as dicas super atuais das meninas da BeeHive Organizer, Soluções em organização. Siga elas no Instagram!



Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.