Entrar ou Cadastrar

Cabeceira com capitonê: passo a passo para fazer a sua!

Por: Equipe MadeiraMadeira

Elas são clássicas e confortáveis. Estamos falando do modelo de cabeceira mais charmoso que existe,  as cabeceiras de capitonê, uma tendência que chegou para ficar na decoração dos quartos! Elas são caracterizadas pelos padrões que evidenciam o tecido acolchoado e tem atraído cada vez mais profissionais de áreas ligadas ao design de interiores. Se você ainda não tem a sua cabeceira estilo capitonê, não precisa se preocupar, pois com a ajuda desse passo a passo você vai conseguir produzir sua própria cabeceira em casa e deixar seu quarto ainda mais especial.


Confira aqui o modelo clássico de cabeceira: Cabeceira Queen Estofada Captonada Turim Bege (Foto: Divulgação MadeiraMadeira).

Materiais e ferramentas necessários

Antes de iniciar os trabalhos de montagem da cabeceira de capitonê, é necessário que você tenha em mãos todos os materiais e ferramentas que serão utilizados nessa tarefa. Alguns itens podem ser adquiridos em lojas de artesanato, outros em lojas especializadas em materiais de construção. Basta pesquisar um pouco e certamente conseguirá encontrar tudo o que precisa:

  • Tábua de aglomerado de madeira com cerca 22mm de espessura
    (o ideal é que a tábua tenha 5 cm de largura a mais do que a cama e a altura que você desejar)
  • Espuma de polietileno
  • Enchimento de tapeçaria para cobrir a tábua
  • Tecido de sua preferência (que seja resistente)
  • Grampeador de tapeçaria
  • Furadeira
  • Tesouras
  • Agulha de tapeceiro
  • Linha resistente
  • Cola de contato


(Foto: Divulgação Shutterstock).

Início dos trabalhos com a madeira

O primeiro passo para começar a montagem de sua cabeceira de capitonê é preparar a madeira que irá compor a estrutura. Se possível, peça para que a madeira seja cortada diretamente no local em que fez a compra, caso contrário, tenha em mãos as ferramentas necessárias para realizar o corte. Caso você possua duas tábuas pequenas e deseje uni-las, é possível fazer a emenda sem maiores problemas. Na sequência, devem ser marcados os pontos que irão compor o capitonê. Você pode adotar as medidas de sua preferência, mas uma boa sugestão é marcar pontos a cada 20 cm na horizontal e na vertical, formando quadrados de 20 x 20 cm. Feitas as marcações, basta perfurar a madeira fazendo sempre dois pequenos furos em cada ponto, com uma distância aproximada de 1 cm entre eles, na horizontal.


Confira aqui essa Cabeceira Queen: Cabeceira Queen Estofada UB Móveis (Foto: Divulgação MadeiraMadeira).

Revestimento com espuma e tecido

O próximo passo para montar sua cabeceira de capitonê deve ser envolver a parte da frente madeira com a espuma de polietileno, no mesmo tamanho da peça, e cobri-la com uma camada de enchimento, finalizando com o tecido para montar uma estrutura mais espessa e confortável. Utilize o grampeador para fixar o tecido nas bordas da parte de trás da madeira, tendo o cuidado de esticar bem o material até grampeá-lo para que os grampos não fiquem visíveis na parte da frente da cabeceira. 


Confira aqui essa Cabeceira Queen Preta: Cabeceira Queen Sofia Siena Móveis (Foto: Divulgação MadeiraMadeira).

Costura da cabeceira

Na sequência, terá início a costura de sua cabeceira de capitonê. Utilizando a agulha de tapeceiro, passe a linha por um dos furos na parte de trás da cabeceira, aquela que ficou sem o revestimento de tecido. Atravesse a agulha com a linha até a parte da frente da cabeceira, furando o tecido, e depois volte fazendo um novo furo em um ponto próximo ao primeiro até chegar à parte de trás da cabeceira e sair com a agulha no furo ao lado do primeiro onde você iniciou o trabalho. Estique bem a linha para que o tecido fique franzido e dê um nó firme para evitar que ela se solte. Uma boa ideia de acabamento é colocar um botão na parte da frente da cabeceira, onde saiu a linha, para disfarçar os pequenos buracos feitos no ponto em que o tecido foi furado.


Confira aqui o Conjunto com Cabeceira e Calçadeira: Cabeceira e Calçadeira Siena Móveis Areia (Foto: Divulgação MadeiraMadeira).

Finalização e acabamento

Repita o procedimento descrito no passo anterior até finalizar todos os furos que havia feito inicialmente na madeira, e pouco a pouco verá o estilo do capitonê sendo formado. Quando tiver finalizado esse trabalho, você pode colar um tecido na parte de trás da cabeceira para disfarçar os grampos e linhas que ficaram aparentes e dar um acabamento melhor à estrutura, que deverá ser fixada na parte superior da cama, rente à parede.

Infinitas possibilidades

Se você ama botar a mão na massa e criar a sua própria decoração, bora colocar esses passos em prática ;) Agora, se você acha esse estilo de cabeceira encantador, mas dispõem de pouco tempo para fazer a sua, confira vários modelos incríveis aqui! O que não faltam são opções diferentes com tecidos e acabamentos variados, mais rústicos ou mais elegantes, de acordo com o estilo de seu quarto e de sua cama. 


Curtiu? Fique ligadinho nas dicas do Blog MadeiraMadeira e compartilhe com os seus amigos.

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.