Como escolher o Aquecedor a Gás ideal
Você tem dúvidas sobre qual é o Aquecedor a Gás ideal para você? Confira nossas dicas!
Ao buscarmos pelo aquecedor a gás ideal, dúvidas podem surgir. Muitas dessas questões são complexas e, por esse motivo, a dificuldade de escolha é comum no momento da compra.
Utilização do aquecedor a gás no aquecimento de chuveiros e torneiras.
Existem diversos aspectos que interferem no funcionamento do aquecedor a gás. Vamos detalhar todas elas para você, te ajudando a escolher o aquecedor ideal.
Tipos de aquecedores a gás
No mercado, existem dois tipos de aquecedores a gás, os digitais e os mecânicos. A principal diferença entre eles é a capacidade de regular a temperatura da chama que aquece a água, de forma automática ou não.
Aquecidores a gás mecânicos devem ser instalados em áreas externas.
Outra diferença é que o aquecedor digital funciona com exaustão forçada, retirando o gás para fora do ambiente através de uma ventoinha. Enquanto isso, o aquecedor mecânico funciona com exaustão natural, liberando o gás no ambiente no qual está instalado.
Na prática, a exaustão define se o aquecedor pode ser instalado em apartamentos – no caso do aquecedor digital – ou apenas em ambientes externos de uma casa, com o aquecedor mecânico.
Aquecedor a gás mecânico
É o modelo mais comum no mercado e normalmente possui regulagem manual. Com esse modelo, é possível definir diretamente no aparelho as configurações de temperatura, volume de gás e de água. Dessa forma, a água será direcionada à torneira e ao chuveiro, e a regulagem será feita através de misturadores Quente e Frio.
Como regular o aquecedor a gás mecânico manualmente.
Como funciona na prática: se você utilizar dois chuveiros e desligar um deles, o outro tende a esquentar. Isso acontece pois a temperatura da chama do aquecedor mecânico é fixa.
Contraindicação: de acordo com instruções dos bombeiros, é proibida a instalação do aquecedor mecânico em apartamentos e ambientes internos, pois só pode ser instalado em áreas externas.
Confira nossos modelos de aquecedores a gás mecânicos clicando aqui.
Aquecedor a gás digital
É o mais novo modelo de aquecedores existente no mercado, comum em apartamentos. A grande inovação desse produto é o sistema de modulação de chama automático. Com ele, a regulagem da temperatura se dá a partir da necessidade de vazão. Ou seja, a quantidade de gás e energia utilizada para aquecer a água é controlada automaticamente.
Vantagens do aquecedor a gás digital.
Como funciona na prática: se você usar um chuveiro e ligar outro, automaticamente o aquecedor se adaptará a nova necessidade de mais chama pela quantidade de água utilizada.
Se interessou pelas vantagens do aquecedor a gás digital? Confira nossos modelos aqui.
Como escolher o aquecedor a gás ideal
Antes de comprar o aquecedor para instalar em sua residência, considere estas especificações do produto:
Litragem do aquecedor: verifique a pressão estática e a quantidade de água que deve ser aquecida para a utilização do chuveiro, ducha ou torneira. Para realizar essa análise, verifique o gráfico de vazão desses itens – disponível junto à embalagem – e calcule a litragem do aquecedor.
Casa ou apartamento? O aquecedor mecânico não pode ser utilizado em apartamentos, então nesse caso o aquecedor a gás ideal é o digital.
Praticidade e custo: o aquecedor mecânico é mais barato, mas a longo prazo ele gasta mais gás e energia do que o digital. Já o modelo digital se adapta às necessidades, sendo mais eficiente e econômico.
Gostou deste artigo? Conheça nossas dicas de decoração, instalação e como comprar, clicando aqui.