Exercícios físicos em casa




Com a pandemia do covid-19 e o isolamento social, as casas por todo o mundo ganharam novas funções já que a grande maioria das pessoas precisou inovar e adaptar seus cômodos para realizar as diferentes atividades do dia a dia. Com esse movimento necessário, muita gente optou por deixar momentaneamente as academias ou precisou dar uma pausa com seus esportes praticados em grupo, por exemplo.

Mas o fato é: os exercícios físicos oferecem muitos benefícios para nosso corpo, tanto para a parte física, quanto mental. São essenciais independente da faixa etária e ajudam na prevenção de diversos problemas de saúde, então não devem ser deixados de lado na sua rotina! Por isso, muitas pessoas resolveram testar a prática de atividade física em casa mesmo e, quando feita da maneira correta, funciona muito bem!

Quer saber como aproveitar o espaço disponível na sua casa e manter o corpo em movimento? Confira algumas dicas:



Defina o melhor ambiente na sua casa
Imagens: Shutterstock

Independente de como é sua casa, se é um sobrado, um apartamento, um estúdio ou um espaço enorme com quintal, sempre tem como adaptar! A primeira etapa para conseguir fazer seus exercícios em casa é estipular qual será o seu ambiente para isso. Pode ser uma sala que tenha espaço ou dê para arrastar facilmente alguma poltrona ou móvel, a garagem, um quarto de visitas ou o gramado do quintal, o importante é que caiba pelo menos um colchonete e seus acessórios que serão utilizados e, claro, que não tenha nenhum objeto que possa quebrar por perto.


Estabeleça uma rotina de exercícios

Imagem: Shutterstock

Uma das dificuldades de implementar as variadas atividades da rotina no mesmo espaço é que sempre tem um sofá, uma TV e uma cama por perto que chamam a atenção da nossa preguiça, né? Isso é normal e é preciso saber separar tempinhos para descanso também! Mas os exercícios, quando incluídos como parte do cronograma da sua semana - tal como sua academia costumava ser, por exemplo - incentivam a buscar uma disciplina para conseguir realizá-los. Delimite horários para isso e lembre-se: atividades físicas regulares auxiliam sua saúde física e mental, duas coisas que precisam, mais do que nunca, do nosso cuidado e atenção.


Aproveite o que você tem em casa

Imagem: Shutterstock

Analise a sua casa porque muita coisa pode te auxiliar na execução das atividades físicas! Um tapete da sala para realizar os abdominais, uma cadeira para os agachamentos, apoio para os pés no sofá, garrafas de água como pesos para exercícios de braço e por aí vai. Mas cuidado: a orientação de um profissional é imprescindível para que você não faça nada da maneira errada, não se machuque e nem quebre nenhum item de casa.


Você sabe o que gosta de praticar
1 - Tapete Yoga Mat Pilates Exercícios TPE 6mm Com Bolsa Yangfit / 2 - Mini Jump Profissional Trampolim Fitness Academia Exercícios / 3 - Dumbbell Emborrachado Treinamento Funcional Academia 10Kg / 4 - Bicicleta Ergométrica Dream EX 500 / 5 - Barra Fixa Mista De Parede Com Pegada De Bíceps preto

Existem modalidades de exercícios físicos em que você não precisa necessariamente ter algum item específico para a sua prática, como o HIIT, alongamentos ou algumas danças, por exemplo. Mas você pode tornar tudo mais legal e fácil ao fazer a atividade física que realmente gosta! Se você é adepto (a) da yoga, investir em um tapete e roupas confortáveis é uma forma simples de se preparar para a prática ideal. Se você gosta de musculação, um colchonete e um kit de halteres e caneleiras possibilitam a execução de diversas séries. Já se você prefere os aeróbicos, alguns equipamentos como uma esteira, bicicleta ergométrica e o jump podem resolver o seu caso! Para produtos mais caros como esses, vale destacar que são extremamente duradouros e têm a finalidade de te oferecer bem-estar e saúde, então fica a dica de um planejamento financeiro que compensa caso seja da sua vontade. Escolha as atividades que você mais gosta e que podem ser adaptadas ao lugar em que você mora, e encontre os itens que podem te ajudar aqui na Madeira


Busque o acompanhamento de profissionais
Imagem: Shutterstock

Um tópico especial para ressaltar essa informação: o acompanhamento de um profissional adequado é mais do que essencial! Isso pode ser feito de forma online e é cada vez mais comum. Os treinos preparados por alguém capacitado vão fazer muito mais sentido para o seu corpo, sua saúde e serão adaptados da maneira ideal de acordo com o que você tem em casa. Além de garantir resultados mais satisfatórios para seu bem-estar físico e mental, você se protege de lesões e machucados.



Gostou das dicas?
Então clique aqui para conferir a lista especial de produtos para fazer exercícios físicos em casa, e já compartilhe esse texto com quem está precisando de um empurrãozinho:
 

Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.