MadeiraMadeira adere ao movimento #CriadoMudoNuncaMais
Tudo começa com um primeiro passo
Se você procurou por criados-mudo nos últimos dias, deve ter visto por aí que algumas lojas estão trocando os termos e hoje vamos te contar que é por uma causa muito nobre, justa e especial.
Sabemos que alguns termos que usamos no cotidiano reforçam o racismo, as dores vividas na escravidão e evidenciam o preconceito presente na nossa sociedade até hoje. Como primeiro passo em direção a mudança, estamos nos juntando ao movimento iniciado pela Etna para abandonar o termo “criado-mudo” na nossa empresa.
Veja aqui o vídeo do manifesto #CriadoMudoNuncaMais
A origem desse termo vem do século XIX e nessa época os escravos responsáveis pelos serviços domésticos eram chamados de criados. Alguns deles ficavam a disposição dos seus senhores ao lado da cama, para servi-los quando necessário. Esses escravos não podiam falar ou se mexer para não atrapalhar o sono quando houvesse alguém dormindo. E sofriam com duras punições caso infringissem as “regras”. Alguns chegaram a ter a língua cortada.
Algum tempo depois, foi criada uma pequena mesa que basicamente exercia a mesma função dos escravos de apoiar objetos e por isso foi chamada de “criado-mudo”. Triste e pesado, não é mesmo?!
Não podemos mais reproduzir um termo associado a tanto sofrimento, que surgiu num dos períodos mais sombrios da nossa história. Por isso vamos substituir essa palavra por mesa de cabeceira em toda nossa loja.
Temos mais de 1 milhão e meio de produtos em nosso site, sejam eles vendidos e entregues por nós da MadeiraMadeira ou por lojistas parceiros. Por isso, a mudança será gradual e até o final de 2020 nos comprometemos a abolir completamente o termo “criado-mudo” dos nossos produtos e de todas as nossas comunicações.
Estamos fazendo tudo isso porque não somos apenas uma loja, somos uma empresa feita por pessoas! Somos mais de 800 colaboradores preocupados e apaixonados em fazer a diferença e o bem pensando em você, cliente MadeiraMadeira. Junte-se a Etna, à MadeiraMadeira e tantas outras lojas que estão com no movimento #CriadoMudoNuncaMais!