Meu apê: dicas de decoração industrial!



Como surgiu a decoração industrial?

Você já deve ter ouvido falar muuito de decoração industrial, mas sabe onde ela surgiu? De onde vem suas inspirações?

Então, a principal inspiração desse estilo de decoração são as fábricas. Ele tem raízes lá atras, entre as décadas de 1950 e 1970. Nessa época, os galpões da cidade de Nova York começaram a ser vendidos como apartamentos residenciais. Esses espaços eram compostos basicamente por: madeira, metal e concreto. Eram ambientes bem amplos, com tijolos e tubulações à mostra e quase não tinham paredes separando os cômodos.

A decoração industrial transformou esses imóveis sem acabamento em apartamentos cobiçados, funcionais e cheios de personalidade. Maravilhoso né?  E agora com um mundo cada vez mais voltado para as grandes metrópoles, é claro que esse estilo de decoração ia voltar com força total!

(Sala de Jantar toda ambientada com decoração industrial. Imagem: Shutterstock)


Depois dessa pequena contextualização pra gente entender a pegada industrial, vamos as dicas!


Como usar o estilo industrial

Esse tipo de decoração combina e brinca com elementos sofisticados e rústicos. Para remeter ao estilão das fábricas, use metais, madeiras e escolha predominantemente as cores cinza e preto, e alguns artigos coloridos para destacar.  


1. Abuse dos Pendentes 

Não dá para falar de decoração industrial sem pensar em pendentes. Tanto na cozinha, quanto no quarto eles são marcas registradas do estilo. Dá uma olhada em alguma opções clicando aqui. O pendente de lâmpada preto é um modelo coringa do estilo, pode usar sem medo! Lindos né?

Os pendentes industriais são fundamentais para dar o clima urbano que a gente procura. 

(Veja o modelo de iluminação da sala de jantar: Pendente Livanto Premier/ Divulgação MadeiraMadeira)


2. Faça bom uso de móveis de madeiras

Lembre-se para dar o clima industrial móveis de madeira são essenciais. Móveis com madeira mesclando com outras tendências como aço e ferro, são escolhas perfeitas para decoração industrial. Você pode usar racks, bancadas, aparadores, o que a imaginação mandar, desde que atenda bem as suas necessidades. Mas tem que ter! 

(Veja o modelo de aparador da foto: Rack Steel / Divulgação MadeiraMadeira)


3. Tijolos, cimento e concreto

Os espaços de decoração industrial mostram os materiais como são. Eles exploram a estrutura das paredes e utilizam isso a seu favor.  Se a estrutura da sua casa é feita de tijolos maciços, ótimo! Deixe-os a mostra. É só remover todo o reboco e depois passar resina para proteger.  Se o ambiente for pequeno, pinte com uma camada rala de tinta branca, tirando o excesso com um pedaço de pano. Vai ajudar a ampliar o espaço, sem perder a roupagem industrial. 

Mas se não for seu caso, relaxe! Você pode investir em pintura que remeta ao concreto ou em revestimentos que imitem madeira ou o próprio tijolinho aparente. Veja o impacto que dá usar um revestimento de tijolo branco natural. Curtiu esse? Dá uma checada rapidinho nesses outros modelos de revestimento.

(Veja o modelo de papel de parede da foto: Revestimento de parede Ecobrick/ Divulgação MadeiraMadeira)


4. Use cadeiras diversas 

Você está autorizado a usar os mais variados tipos de cadeiras! Divirta-se escolhendo diferentes modelos mas sempre tenha em mente, as referências industriais: tons metálicos, estruturas de ferro e madeira. Veja estes modelos e se inspire: Cadeira de Madeira, Cadeira em aço.  Ah...não esqueça das banquetas

(Veja o modelo de banquinho da foto: Banqueta de madeira acesa/ Divulgação MadeiraMadeira)


5. Reaproveite materiais

A última dica mas não menos importante sobre decoração industrial é reaproveite materiais. Desde cadeiras velhas de metal a tonéis de cerveja. É um tipo de decoração que te permite mesclar elementos e dar novas funcionalidades a eles. Objetos de decoração antigos e metálicos conversam muito bem com a decoração industrial.

O estilo industrial original quase não tem divisórias. Você tem a opção de seguir ele a risca, quebrar as paredes e ampliar o ambiente, utilizando o espaço como loft. Ou pode aderir alguns elementos desse estilo, que com certeza darão personalidade única para o seu cantinho!

Foto: Shutterstock

Com as dicas MadeiraMadeira, não tem mais desculpa. Bora, colocar a mão na massa?

Curtiu nosso artigo? Compartilhe com a família e os amigos nas redes sociais! 

Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.