Passo a passo: como decorar uma sala de forma simples



Considerada por muitos como o cômodo mais importante da casa, a sala de estar é o cartão de visita para os convidados e um cantinho de aconchego para a família. É um espaço em que geralmente acontecem as confraternizações entre amigos, o descanso no fim do dia, ou a sessão cinema nos finais de semana. 
Por isso, a decoração e disposição dos móveis na sala deve ter muita harmonia, para que seja um ambiente convidativo, funcional e confortável.
Quer saber como? Então siga um passo a passo de 4 dicas essenciais para decorar a sua sala com muita facilidade:


1. Escolha o estilo e as cores (Reprodução: Shutterstock)

Nada melhor do que “começar pelo começo”, né? Para que sua sala de estar fique em perfeita harmonia, é necessário que um estilo de decoração seja definido e depois adaptado de acordo com algumas características da sua personalidade e, claro, com o que você deseja transmitir através do design desse ambiente.
Existem muitos estilos de decoração diferentes que você pode utilizar como inspiração, como o escandinavo e o industrial, por exemplo. Pesquise referências para entender qual é o seu gosto e solte a criatividade! A partir dessas definições, você vai conseguir escolher a paleta de cores e pensar nos móveis e elementos decorativos, tudo conforme o estilo preferido e com muito mais facilidade.


2. Defina quais as necessidades principais do espaço(Reprodução: Shutterstock)

Quais são as expectativas para sua sala? Um dos principais erros no processo de composição de uma sala, é querer que ela seja o ambiente "faz tudo" da casa. Ela pode ter multifunções, porém precisa ser planejada corretamente para que, ainda assim, continue sendo um cantinho aconchegante e que atenda às suas necessidades! 
Pensando nisso, estabeleça inicialmente o que você espera deste ambiente: será apenas uma sala para momentos de descanso? Será um espaço para receber amigos? Ou uma sala de jantar e de estar no formato "dois em um"? Respondendo essas perguntas, você consegue escolher seus móveis de forma mais assertiva e otimizada.


3. Saiba as medidas do ambiente(Reprodução: Shutterstock)

Saber todas as medidas do ambiente é indispensável para a decoração! Afinal, se sua sala é pequena, otimizar o espaço é essencial! Móveis multifuncionais, planejados ou modulados vão te ajudar a compor a decoração e organizar tudo o que precisa. Caso a sua sala seja grande, a liberdade na decoração é maior. Mas não se engane! Para os dois casos é preciso saber as medidas do cômodo, pois comprar com base em achismos ou "no olho" abre margem para muitos erros.
Em um ambiente menor, os móveis podem não caber, atrapalhar a circulação ou você pode precisar abrir mão de algo que gostaria. Já uma sala maior pode ficar vazia demais, com o aspecto de que falta algo. Comprar com planejamento e preparação é uma escolha inteligente para montar qualquer cômodo!


4. Aposte nos itens básicos de decoração Produtos para decorar a sala  (Reprodução: MadeiraMadeira)

Muitos concordam que os detalhes podem transformar a decoração, certo? Por isso, com móveis, paredes e estilo definidos, alguns itens decorativos vão dar o tchan final ao design da sua sala. Independente do estilo escolhido, alguns produtos estão sempre na lista para compor a decoração do espaço. São eles:

Tapetes: eles podem ser bons aliados na hora de proporcionar aconchego ao ambiente, além de serem peças que oferecem destaque na decoração. Tudo depende das cores, formas e texturas escolhidas na composição.

Cortinas: apesar de mais tradicionais, cortinas neutras e longas podem ajudar na sensação de um ambiente mais amplo.

Almofadas: além de deixar o sofá e as poltronas ainda mais confortáveis, elas têm o poder de mudar o ambiente através de suas estampas e combinações. Basta usar a criatividade e inovar ao misturar cores e formas!

 Quadros: são produtos que podem trazer vida e modernidade ao ambiente. Você pode escolher modelos já prontos com temas que goste, ou pode personalizar com fotos e artes que tragam boas lembranças e muita personalidade para a sua casa.

Luminárias ou pendentes: além de ser essencial, a iluminação compõe a decoração e ajuda a transformar o clima do ambiente. Cores quentes e frias trazem sensações diferentes, então inovar com pendentes e luminárias faz toda a diferença! 

Plantas e vasos: adoradas por muitos, as plantinhas podem trazer leveza, vida e cor ao ambiente.

No geral, são produtos que podem ser encontrados em muita variedade de preços e opções. Ainda, você pode deixar o seu lado artístico fluir e criar produtos customizados ou abusar do DIY ("do it yourself" - do inglês: "faça você mesmo'') na decoração da sua sala! Não tenha medo de ousar, apenas lembre-se que tudo deve ser pensado de forma conjunta para ornar entre si. Com esses detalhes e outros enfeites de decoração que combinam com você, é possível transformar qualquer espaço em um cantinho que seja a sua cara.


E aí, gostou? Então inspire-se com nossas dicas e demais conteúdos do blog, salve referências na internet e escolha tudo o que combina com você e com as necessidades da sua rotina! Aproveite e confira uma lista especial de produtos que podem ajudar a compor a sua sala.

Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.