Chuveiros
*Consulte mais detalhes e condições da garantia CabeCasa na página termos de garantia.
Chuveiro
Um dos grandes prazeres do dia a dia é chegar em casa, depois de um dia cansativo, e tomar um banho relaxante, não é mesmo? Agora imagine chegar em casa e ter aquele banho caprichado, semelhante ao banho de hotel. Escolhendo o chuveiro certo, você pode ter, na sua casa, um chuveiro tão eficiente, potente e confortável quanto os de hotel.
Para fazer a escolha certa, você precisa conhecer os tipos de chuveiro, materiais, modos de instalação e recursos de cada um deles para escolher o modelo perfeito para você. Na hora de escolher o chuveiro ideal para a sua casa, considere alguns pontos:
Tipos de chuveiro
Independente do tipo do chuveiro, você deve saber que alguns modelos são instalados na parede enquanto outros são instalados no teto. Por isso, na hora de fazer a sua compra lembre-se de levar isso em consideração para escolher o modelo que mais combina com o seu banheiro. Os principais tipos de chuveiro são:
1. Chuveiro elétrico
O chuveiro elétrico é o tipo mais comum, utilizado na maioria das casas. Ele é um dos chuveiros mais simples.
Geralmente, conta com três opções de temperatura: quente, morno e frio. Para mudar a temperatura é preciso desligar o chuveiro. Assim, além de evitar acidentes, impede que a resistência queime.
Quando se trata de economia de energia, é considerado um modelo econômico.
2. Chuveiro eletrônico
Já o chuveiro eletrônico conta com diversas opções de temperatura, permitindo que você faça os ajustes, de forma gradual, conforme o seu desejo.
Além disso, para fazer a mudança de temperatura, não há a necessidade de desligar o chuveiro.
3. Chuveiro com pressurizador
Quando o chuveiro fica localizado a altura semelhante a da caixa d’água, a pressão da água pode ser baixa.
Por isso, nesses casos, o chuveiro com pressurizador é a alternativa mais indicada. Nesse tipo de chuveiro, a área que libera a água é maior, fazendo com que a pressão da água aumente.
4. Chuveiro a gás
O chuveiro a gás esquenta por conta do sistema a gás de aquecimento.Por isso, esse tipo de chuveiro economiza bastante energia elétrica. Contudo, acaba por gastar mais água.
5. Chuveiro híbrido
O chuveiro híbrido é o tipo ideal de chuveiro elétrico para quem tem sistema de energia solar. Assim, você pode optar quando usar a energia solar ou
elétrica.
Jato de água do chuveiro: quais são as opções?
Para ter um banho gostoso e relaxante, a escolha do jato de água também deve ser considerada na hora de escolher um chuveiro. As opções são:
Jato ombro a ombro
Nesta opção, o espalhador de água é largo, fazendo com que a água seja distribuída por todo o corpo.
Jato concentrado
Já neste caso, os espalhadores estão estrategicamente distribuídos e a intensidade da água é maior. Assim, além de não desperdiçar água, proporciona um banho intenso e confortável.
Potência do chuveiro: saiba escolher a ideal
Um outro ponto muito importante na hora de escolher o chuveiro é a potência. A potência vai impactar na eficiência do chuveiro e na quantidade de energia elétrica que será demandada.
Quanto mais potente o chuveiro, mais rápido ele aquece a água e mais energia elétrica ele gasta.
As opções de potência podem variar de 5500 W a 7800W.
Regiões mais quentes demandam uma potência menor. Já nas regiões mais frias, vale a pena investir em uma potência maior para que não haja demora no aquecimento da água.
Materiais para chuveiro: conheça as opções
As principais opções de materiais para chuveiro elétrico são:
- Aço
- Alumínio
- Plástico
FAQ
Para economizar energia, você pode optar por um modelo de chuveiro elétrico de potência menor. Para um banho mais confortável, opte por modelos com pressurizador, que aumentam a pressão da água, proporcionando um banho mais relaxante.
A vida útil de um chuveiro é de, em média, três anos.
Chuveiro elétrico, chuveiro eletrônico, chuveiro a gás, chuveiro com pressurizador, chuveiro híbrido.
Entre as marcas de chuveiro melhores avaliadas pelos consumidores estão: Lorenzetti, Deca, Hydra e Docol.
O chuveiro eletrônico, além de contar com mais nuances de temperatura, permite a mudança de temperatura sem necessidade de desligar o chuveiro. Já o chuveiro elétrico conta com menos opções de temperatura e, para regulá-la, é preciso desligar o chuveiro.
O chuveiro conta com um sistema de aquecimento próprio, enquanto a ducha precisa de um aquecedor externo.
O chuveiro a gás economiza mais energia. Entre as demais opções, o chuveiro elétrico com potência menor é o mais econômico.
Um chuveiro simples custa, em média, 100 reais.