Cortinas
*Consulte mais detalhes e condições da garantia CabeCasa na página termos de garantia.
Cortina
Versátil, funcional e com grande peso estético, pode-se dizer que a cortina é um item fundamental na decoração. Além de ajudar a controlar a luminosidade no ambiente, a cortina dá um toque especial à decoração. A cortina também é responsável por garantir uma certa privacidade no cômodo.
Pode ser utilizada no quarto, na sala, cozinha, escritório, além de ambientes comerciais. A cortina está disponível em uma grande variedade de modelos, tamanhos, tecidos e funcionalidades. Na hora de escolher a cortina para sua casa, observe alguns pontos importantes:
Tamanho da cortina
Na hora de escolher o modelo ideal de cortina para a sua casa, você deve levar em consideração o tamanho das janelas e portas. Portanto, tire todas as medidas da área onde pretende colocar a cortina.
Além disso, é recomendado definir se deseja uma cortina longa, que toca o chão ou cortinas curtas.
A cortina longa dá a impressão de aumentar o pé direito do ambiente, deixando tudo visualmente mais amplo. Este tipo de cortina também traz muita sofisticação e elegância, ou seja, é uma ótima opção para ser usada no quarto do casal ou sala.
Já a cortina curta é perfeita para quem deseja colocar um móvel abaixo da janela. Assim, a cortina pode ter a mesma altura do móvel. Inclusive a cortina curta é uma opção interessante para o quarto das crianças, uma vez que são mais seguras. Como as crianças geralmente não alcançam, não podem puxar, evitando assim acidentes.
Como usar a cortina na decoração
Se você pretende manter boa parte da luminosidade no cômodo, escolha uma cortina de tons claros. Agora se prefere manter a privacidade e menos claridade, priorize tons mais escuros e tecidos mais grossos.
Para quem gosta de uma decoração clássica, as cortinas em voil são as melhores escolhas. Vale apostar em tons claros, pois combinam com tudo e trazem requinte ao ambiente.
Para ambientes rústicos e modernos, opte por modelos de tecidos naturais, como linho e algodão, por exemplo. Uma boa aposta para quem gosta desses estilos são as cortinas em tons de areia e cinza.
Tecido para cortina: qual escolher?
O tecido do qual a cortina é feita, interfere na estética, na função e até mesmo no local onde a cortina deverá ser colocada.
Tecidos mais grossos são mais indicados para quem deseja bloquear a luminosidade, por exemplo. Os principais tipos de tecido para cortina são:
- Poliéster
A cortina em poliéster costuma durar bastante tempo, além de ser fácil de limpar e de lavar e não encolher com as lavagens.
- Microfibra
A cortina de microfibra costuma ser leve e não bloqueia tanto a luminosidade. É um material antialérgico e fácil de lavar.
- Algodão
A cortina em algodão é macia ao toque e permite a passagem de ar pelo tecido. Por isso, é indicada para lugares quentes, porque não tende a reter o calor.
- Linho
A cortina de linho é durável e traz bastante sofisticação ao ambiente.
- Voil
Tecido fino e transparente. A cortina voil costuma combinar com quase todo estilo de decoração e ambiente.
- Jacquard
A cortina de jacquard é, geralmente, mais grossa e pesada. É um material durável e resistente. Modelo indicado para quem deseja bloquear a luminosidade.
Cortina blecaute: o que é e para que serve?
Se o ambiente que você deseja colocar a cortina tem muita luminosidade e você deseja bloquear totalmente esse excesso de clarão, seja para dormir ou assistir à TV, a cortina blackout (também conhecida como blecaute) é uma boa opção para você.
Esse tipo de cortina conta com uma camada opaca e grossa que veda totalmente a passagem de luz, criando um ambiente “escurinho”, cenário perfeito para maratonar a sua série favorita.
FAQ
Os principais tipos de cortina são: persiana, cortina com blecaute, cortina longa e cortina curta.
A cortina em voil é uma ótima opção por ser democrática, sem abrir mão da elegância.
Uma boa dica para escolher a cortina do quarto é se baseia na cor dos demais itens da decoração. Em regra, tons como cinza, branco, bege e areia combinam com praticamente tudo.
Com a alta dos estilos de decoração moderno, escandinavo e minimalista, a cortina em linho de tons neutros, principalmente em cinza, está em alta.
A cortina da sala deve ter a cor que mais combina com a decoração. Se deseja aumentar a luminosidade e dar a ideia de amplitude, opte por tons claros. Se quer controlar a luminosidade de forma mais intensa, escolha tons um pouco mais escuros.
Se o sofá for colorido, opte por uma cortina de cor neutra. Se o sofá for neutro, você pode ousar mais na cor da cortina. Se não quiser arriscar, coordene cores neutras, que conversam muito bem entre si.
A cortina deve ser, pelo menos, 20 cm maior do que o tamanho da porta ou janela, para que ela fique com um caimento bonito.
A melhor opção é escolher um varão do mesmo tom da cortina.