5 dicas para decorar sua casa com o estilo escandinavo




Quem gosta de decoração e design de interiores costuma adorar as diferentes particularidades dos mais variados estilos. Um dos queridinhos para inspirar na criação dos ambientes de casas e apartamentos é o estilo escandinavo, que permite uma decoração sofisticada e aconchegante com uma essência “simples nada simples”. Quer entender o motivo e saber mais? Então confira as principais características e 5 dicas para decorar a sua casa com esse estilo: 


1. O que é o estilo escandinavo?
(Reprodução: Shutterstock)

O estilo escandinavo surgiu no século XX e tem como inspiração as principais paisagens e artesanatos clássicos de onde foi criado, os países nórdicos como Dinamarca, Suécia e Noruega. Em uma região tão fria como o Norte Europeu, uma casa aconchegante e convidativa é essencial! Por isso, cada detalhe é pensado para proporcionar essa sensação nos mais diversos cômodos.

E atenção para a primeira dica: se você é uma daquelas pessoas que adora uma composição cheia de enfeites, mesclas de inúmeras texturas, estampas e rica em detalhes, o estilo escandinavo vai te convidar a repensar, desapegar e apostar no básico que funciona e é muito elegante. Muitas vezes confundido com o estilo minimalista, o escandinavo prioriza ambientes mais “livres” com tudo muito clean.



2. Defina as texturas e cores
(Reprodução: Shutterstock)

O estilo simples e aconchegante do design escandinavo utiliza cores neutras e mistura poucas - mas lindas - texturas. No geral, a paleta de cores é bem suave e tem o branco como base, acompanhado de tons como cinza, bege, nude, detalhes em preto e no máximo alguns elementos com cores sutis, como azul e rosa em suas versões bem clarinhas.

Sobre as texturas, o estilo combina muito com colchas, mantas, tapetes e tecidos naturais ou pelos sintéticos bem volumosos, tudo de acordo com a paleta definida. Ainda, móveis de madeira clara ou detalhes de mármore têm tudo a ver com o escandinavo! Defina suas cores principais e texturas favoritas, então escolha seus móveis e itens decorativos para criar a composição de cada ambiente do jeito que preferir.



3. Como fazer uma sala escandinava?
Produtos para decoração escandinava (Reprodução: MadeiraMadeira)

A sala é um dos ambientes favoritos da casa de muita gente. Um lugar para descansar assistindo TV no sofá, para receber visitas e realizar pequenas confraternizações. Por isso, é um dos cômodos mais desejados para incorporar uma decoração tão aconchegante quanto a do estilo escandinavo.

Para isso, com sua paleta de cores definida e as paredes já pintadas, busque inicialmente pelos itens mais essenciais para o cômodo (que costumam também ser os mais caros): são eles os sofás, racks ou paineis para TV e mesas, por exemplo. Com isso decidido, fica muito mais fácil completar a decoração com os produtos mais simples e baratos do que móveis, como almofadas, quadros, tapetes e vasos, conseguindo equilibrar as cores para manter a leveza da sala, sem pesar a mão na quantidade de itens decorativos.



4. Como fazer um quarto escandinavo?

(Reprodução: Shutterstock)

Pensou em um cantinho aconchegante, pensou em quarto! O estilo escandinavo quando utilizado no cômodo principal ao pensarmos em relaxamento e descanso, não tem erro! Da mesma forma que para a sala, defina as cores das paredes e então comece a escolher os móveis principais, como: cama, guarda-roupa e escrivaninha.

Escolheu uma parede cinza e uma cama branca, por exemplo? Agora é só equilibrar! Um jogo de cama também branco para contrastar com a cor da parede e um guarda-roupa em tons de madeira clarinha, já compõem toda a base do ambiente! Adicione os itens de decoração como (poucos) quadros, um tapete, prateleiras e um cabideiro, sempre pensando que tudo deve ornar de acordo com a proposta clean desse tipo de design.



5. Combine: decoração industrial + escandinava

(Reprodução: Shutterstock)

Uma tendência que está atrelada ao estilo escandinavo é a decoração combinada com elementos do estilo industrial. Respeitando a regra do design das terras nórdicas que beira quase ao minimalismo, utilizar alguns produtos industriais com materiais como ferro e madeira natural, é uma mistura muito interessante e moderna. Basta lembrar de manter o ambiente neutro e sutil! Boas opções são: escolher esse estilo em pendentes ou luminárias, escrivaninhas ou prateleiras, por exemplo.

???????
Aperte o play



E aí, o que achou dessas dicas? Já consegue imaginar como ficariam os cômodos da sua casa com base no estilo dos países nórdicos? A MadeiraMadeira te ajuda! Confira uma lista de produtos no estilo escandinavo e industrial para decorar a sua casa:



Aproveite e compartilhe este texto com quem também adora buscar inspirações de decoração:

Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.