
O sofá é um dos grandes protagonistas da decoração da sala. Por isso, ter um sofá limpo é fundamental para manter o conforto,a ordem, a beleza e a higiene da sua casa. Sofás de tecido são aconchegantes e sofisticadas, mas acumulam facilmente poeira, ácaros, manchas e odores. A boa notícia é que é possível limpar e fazer a manutenção desses sofás com soluções caseiras. Quer saber como fazer isso? Acompanhe o nosso guia!
O que é bom para limpar um sofá de tecido?
Independente da técnica escolhida para limpar o sofá, o ideal é aspirá-lo antes para remover sujeira e poeira. Depois disso, você pode fazer o uso de algumas soluções caseiras. Confira:
1. Água oxigenada
A água oxigenada 10 volumes pode ser uma grande aliada contra as manchas. Misture uma parte de água oxigenada com duas partes de água e aplique sobre a mancha com um pano limpo. Em seguida, esfregue de forma suave e espere secar. Evite usar essa solução em tecidos coloridos, porque podem acabar desbotando.
2. Água e detergente
Adicione algumas gotas de detergente neutro à água morna. Umedeça um pano limpo na solução, tire o excesso de água e passe sobre o sofá. Essa solução é ideal para a limpeza geral, porque ajuda a remover gordura e sujeiras leves.
3. Sal e limão
Essa combinação é ideal para a remoção de manchas orgânicas, como vinho ou sangue, por exemplo. Esprema o suco de um limão, adicione uma colher de sal e aplique sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos e depois retire com um pano úmido.

4. Água e vinagre
Adicione 250 ml de vinagre branco em um litro de água. Essa solução é capaz de limpar, desinfetar e ainda neutralizar odores. Use um borrifador ou um pano úmido para aplicar a solução no tecido sofá.
5. Amaciante e bicarbonato
Adicione uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de amaciante em meio litro de água. Essa fórmula caseira deixa o tecido mais perfumado, além de ajudar a remover sujeiras leves. É indicado para uma limpeza de manutenção.
O que é higienização de sofá?
A higienização do sofá é mais completa do que a limpeza superficial. Sendo capaz de remover ácaros, bactérias, fungos, odores e sujeiras impregnadas mais profundamente no tecido. Para isso, envolve o uso de equipamentos específicos, como extratoras e produtos bactericidas e fungicidas. É um tipo de limpeza recomendada a cada 6 meses, principalmente em casas com crianças, animais ou pessoas alérgicas.

Vale a pena contratar um serviço de limpeza profissional?
Sim, principalmente se o sofá estiver muito sujo, manchado ou for de um tecido delicado, que demanda cuidados especiais. Os profissionais usam técnicas e produtos adequados para cada tipo de material, o que garante uma limpeza mais eficaz e segura, preservando a integridade do serviço. Além disso, um serviço especializado aumenta a durabilidade do estofado e elimina microrganismos invisíveis a olho nu, que podem ser bastante nocivos à saúde.
Conclusão
Limpar o sofá de tecido com soluções caseiras pode ser uma alternativa prática e econômica para manter o estofado limpo no dia a dia, principalmente para remover sujeiras e manchas mais brandas. Mesmo com a limpeza caseira, ainda é importante fazer uma higienização profissional de tempos em tempos. Isso ajuda a manter o sofá conservado e evita problemas de saúde. Avalie as condições do seu sofá e escolha o método ideal para cada situação. Se ele estiver muito sujo ou mais delicado, vale a pena contar com a ajuda de um profissional.

Quer renovar seu ambiente com conforto e estilo? Confira os modelos de sofás disponíveis na MadeiraMadeira e escolha o ideal para sua casa!