Entrar ou Cadastrar

Como refrescar a sua casa no verão

Ai, que delícia o verão! Saiba como aproveitar a nova estação sem passar calor.

Por: Equipe MadeiraMadeira

Reprodução Shutterstock

Ah, o verão! A estação perfeita para curtir os dias de sol na praia ou na beira de uma piscina, com sombra e água fresca. Independente se você está de férias ou não nesse período, em algum momento precisará se refrescar dentro de casa. Pensando nisso, a MadeiraMadeira separou 4 dicas para que você saiba como refrescar a casa e não sofrer com as altas temperaturas. Confira:


Qual o melhor ventilador?

Reprodução MadeiraMadeira

Os ventiladores são essenciais em qualquer casa brasileira, de qualquer região do país, pois são a opção mais econômica para quem precisa refrescar a casa. Além do baixo custo, possui as mais diversas variações de modelo, adaptando-se perfeitamente às necessidades de quem o compra.
Confira os principais modelos de ventiladores disponíveis:

Ventilador de mesa: compacto e portátil, é o modelo mais popular. Ele não necessita de nada além de uma tomada e um móvel de apoio para funcionar.

Ventilador de coluna: é uma versão ainda melhor do que o ventilador de mesa. Alguns modelos possuem controle remoto e, por ser alto, não precisa de um móvel de apoio para ser usado.

Ventilador de teto ou parede: ideal para quem mora em regiões quentes, faz uso do ventilador com frequência, mas possui pouco espaço no ambiente. Para quem ama cuidar de cada detalhe da decoração, os ventiladores de teto são ideais, pois têm dupla função: iluminar e ventilar.

Ventilador em torre: é a opção mais tecnológica entre os modelos de ventiladores. Ele possui um design mais moderno e compacto, perfeito para quem tem pouco espaço. Algumas de suas versões possuem purificador de ar, o que pode aumentar o seu valor.

Lembrando: não é o número de pás que definem a potência do ventilador, mas sim a velocidade com a qual elas giram, indicada pelo número de rotações por minuto (RPM). Modelos menos potentes costumam apresentar no máximo 250 RPM, enquanto os mais potentes podem chegar a 600 RPM. Escolha a potência de acordo com o quão quente é a região onde você mora.

Independente do modelo de ventilador que for melhor para você, opte pelas versões mais silenciosas - os fabricantes sempre indicam se o produto possui tecnologia anti-ruído. Assim, nada vai te atrapalhar enquanto assiste TV, lê um livro ou está prestes a pegar no sono.


Qual o melhor ar condicionado?

Reprodução Shutterstock

Para quem mora em regiões muito quentes ou que variam muito a temperatura, investir em um ar condicionado pode ser uma excelente solução. Eles possuem modelos que se adequam à sua casa e podem ou não precisar de instalação para funcionar. Confira os principais modelos:

Ar condicionado de janela: é um modelo mais antigo, instalado em um buraco feito na parede. Ele pode ser uma opção para quem tem pouco espaço, pois sua caixa condensadora fica toda na parte de fora da casa ou prédio. Um dos seus pontos negativos é o alto ruído.

Split: esse modelo se popularizou bastante por conta da sua versatilidade, design moderno, economia de energia e baixo ruído. Funciona em dois módulos: o evaporador (instalado na parte interna da casa) e o condensador (instalado na área externa).

Portátil: o queridinho de quem não pode ou não tem paciência para realizar uma reforma em casa. Esse modelo de ar condicionado é ideal para espaços pequenos e, para funcionar, precisa apenas de uma tomada e que seu duto seja colocado para o lado de fora.


Para que o ar condicionado funcione corretamente, sem exigir mais do que a sua capacidade e gastar mais energia, é necessário observar a unidade de medida que indica energia necessária para alterar a temperatura do lugar onde o aparelho está, o BTU. Essa sigla significa British Thermal Unit ou “Unidade Térmica Britânica”, no nosso bom e velho português.

A MadeiraMadeira preparou uma tabela que indica a potência do ar condicionado em BTUS, de acordo com a metragem do ambiente e a incidência solar no ambiente. Confira:

Metragem do Ambiente 

Sol pela manhã

   Sol durante a tarde ou dia inteiro

Até 10 m²


Até 7.500 BTUS/hAté 7.500 BTUS/h
15 m²10.000 BTUS/h10.000 BTUS/h
20 m²

12.000 BTUS/h

12.000 BTUS/h
25 m²

12.000 BTUS/h

15.000 BTUS/h
30 m²

15.000 BTUS/h

18.000 BTUS/h
40 m²

18.000 BTUS/h

21.000 BTUS/h
50 m²

21.000 BTUS/h

30.000 BTUS/h


Além de escolher um ar condicionado com a potência certa para cada ambiente, aqui estão algumas dicas para economizar energia:

 Antes de ligá-lo, certifique-se de que portas e janelas estejam bem fechadas para o ambiente esfriar mais rápido e o ar fresco não escapar;
 Mantenha o aparelho ligado em 23ºC;
 Se possível, desligue as luzes quando o ar estiver ligado;
 Mantenha o aparelho sempre limpo.

Tranquilo, né? Confira todos os modelos de ar condicionado disponíveis na MadeiraMadeira.


Umidificador de ar refresca a casa?

Reprodução MadeiraMadeira

Os umidificadores podem ser um complemento ao uso do ventilador ou ar condicionado. Eles não são capazes de produzir corrente de ar e, por isso, seu uso individual não irá deixar a sua casa mais fresca, mas com a umidade do ar ideal para evitar que problemas respiratórios se agravem por conta do tempo seco. 


Climatizador: como funciona e como escolher?

Reprodução MadeiraMadeira

O climatizador funciona de maneira bastante semelhante ao ventilador, mas possui um espaço para gelo ou água gelada em seu interior que, ao ter contato com o ar, resfria e também umidifica o ambiente. Além disso, ele ainda possui um filtro que ajuda na eliminação de poeira e poluição que pode estar pairando pelo cômodo. Tudo de bom, né?
Por ter essa tripla função, é uma excelente alternativa para quem tem doenças respiratórias, sofre com o uso do ar condicionado e quer economizar espaço com um aparelho multifuncional e portátil.

Para escolher o melhor climatizador para você, atente-se aos seguintes pontos:

Vazão de ar e potência: o uso de climatizadores é recomendado para ambientes pequenos. Por isso, leia com atenção todas as recomendações dos fabricantes para que você adquira um modelo compatível com os cômodos da sua casa.

Tamanho do reservatório: quanto maior o reservatório, por mais tempo contínuo o climatizador poderá funcionar. 

Tipo de ciclo do aparelho: a maior parte dos climatizadores disponíveis no mercado apenas resfriam, mas há modelos que podem ser grandes aliados durante o inverno também. Por isso, se você mora em uma região onde há frio e calor, pode investir em um único aparelho para todas as estações do ano. 

Confira nossa seleção de ar e ventilação:


Leia também:
6 dicas de como usar quadros na decoração da sua casa
5 passos para escolher o guarda-roupa ideal
A casa de cada signo - Virgem
4 dicas para incorporar o estilo minimalista na sua casa


Compartilhe:

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.