
As infiltrações nas paredes são um dos problemas domésticos mais comuns e incômodos. A infiltração pode causar danos à estrutura do imóvel, deixar a aparência feia, além de poder prejudicar a saúde dos moradores por favorecer o surgimento de mau cheiro e mofo, por exemplo. Se você quer acabar com a infiltração na parede de forma definitiva, não deixe de conferir o nosso guia: você vai entender as causas da infiltração, como identificá-la corretamente, o que fazer para resolver o problema e como evitá-lo no futuro. Acompanhe!
O que causa infiltração na parede?
A infiltração acontece quando, por falhas na impermeabilização, acúmulo de umidade ou vazamento, a água penetra nas estruturas da parede. Entre as principais causas, estão:
- Canos embutidos na parede com vazamentos
- Falta ou falha na impermeabilização de áreas úmidas, como banheiros e lavanderias
- Rachaduras e fissuras que favorecem a entrada da água da chuva
- Infiltração vinda do solo, comum em construções térreas sem manta impermeabilizante
- Acúmulo de água proveniente de calhas entupidas ou drenagem deficiente.
Na maior parte dos casos, o problema tem relação com falhas na instalação hidráulica, e por isso a necessidade do diagnóstico de um encanador especializado para identificar a origem da infiltração.
Como identificar a infiltração na parede?
A infiltração pode se manifestar de forma lenta, não se revelando logo de cara. Por isso é importante identificar os sinais para tomar as medidas necessárias o mais rápido possível, antes de virar um problema maior. Confira os principais sinais:
- Manchas escuras ou amareladas na parede ou teto
- Pintura descascando ou estufada
- Bolhas na pintura ou no reboco
- Mofo ou cheiro forte de umidade no ambiente
- Paredes frias e úmidas ao toque
- Aparecimento de fungos e bolor em móveis encostados na parede.
É importante estar atento a esses sinais e não ignorá-los. Quanto antes a infiltração for detectada e corrigida, menores os danos estruturais e, consequentemente, os custos com reparos.

Como resolver infiltrações na parede?
A forma de corrigir a infiltração depende da causa do problema. Por isso, a importância da análise feita por um encanador experiente que dispõe de ferramentas adequadas como câmera termográfica ou pressurômetro.
Veja as soluções mais comuns:
- Vazamentos internos
Quando o problema vem de canos embutidos, é necessário quebrar a parede, reparar o vazamento e refazer o acabamento. - Infiltração de áreas externas (chuvas)
Impermeabilização da parede com mantas, pintura impermeável ou argamassas específicas para vedação. Também é importante verificar telhados, calhas e rufos. - Umidade do solo (capilaridade)
Aqui a solução é o uso de produtos impermeabilizantes na base da parede (barreira química) ou, em casos graves, instalação de manta asfáltica com quebra e reestruturação da base da parede. - Problemas em banheiros e cozinhas
Neste caso, o ideal é fazer a substituição do rejunte, vedação de ralos, além da impermeabilização da área molhada e revisão completa da instalação hidráulica.
Diferença entre infiltração e umidade
Embora muitas vezes sejam confundidos, infiltração e umidade são problemas diferentes:
- Infiltração
Sinônimo de de água líquida, geralmente contínua e com uma fonte identificável (cano quebrado, goteiras, chuvas). - Umidade
Já a umidade é a presença de vapor de água na parede, geralmente causada por má ventilação, condensação ou temperatura.
Geralmente, a infiltração é mais grave e demanda intervenção técnica. Já a umidade pode, em boa parte dos casos, ser solucionada com ventilação adequada, uso de desumidificadores ou tintas antimofo. De todo modo, somente um profissional poderá avaliar corretamente a origem do problema.

Como evitar problemas de infiltração?
Prevenir é sempre melhor do que remediar, além de ser mais eficiente e barato. Aqui vão dicas práticas para evitar infiltrações nas paredes:
- Faça manutenções frequentes na rede hidráulica
- Mantenha calhas e rufos limpos e com escoamento adequado
- Impermeabilize áreas molhadas, como banheiro e cozinha, por exemplo
- Reforce a impermeabilização externa, principalmente em muros e paredes que recebem muita chuva
- Evite encostar móveis nas paredes frias, porque isso acaba favorecendo a formação de mofo
- Preste atenção aos sinais de vazamentos e infiltrações e chame o encanador
Conclusão
A infiltração na parede é um problema que não deve ser ignorado. Além de comprometer a estética e a estrutura do imóvel, pode causar riscos à saúde e ao bem-estar dos moradores. Mas com um bom diagnóstico e a solução certa, dá pra resolver o problema de infiltração de forma definitiva. Sempre que perceber os sinais de infiltração ou suspeitar de vazamentos, entre em contato com um encanador. Com o auxílio de ferramentas, conhecimento técnico e experiência, ele é capaz de identificar a origem do problema e aplicar a melhor solução com segurança e eficiência.
Lembre-se: tentar resolver sozinho pode piorar a situação. Aposte na manutenção preventiva e conte com profissionais qualificados para garantir a durabilidade e segurança do serviço.

Precisando de um Encanador? A MadeiraMadeira Serviços tem uma rede de profissionais qualificados para cuidar da sua casa. Encontre o serviço residencial que você precisa!
