Entrar ou Cadastrar

Dez erros mais comuns ao arrumar a casa

Por: Equipe MadeiraMadeira

Cuidar da casa parece uma tarefa sem fim. Você limpa tudo em um dia e no dia seguinte tem que fazer o serviço todo novamente. Se essa for a sua realidade, então certamente você está em busca de algumas dicas que possam ajudá-lo a manter sua casa limpa e arrumada por mais tempo, permitindo que você tenha mais tempo disponível para outras atividades, como por exemplo descansar com a família. Existem alguns erros cometidos durante a organização da casa que, se forem evitados, podem fazer com que o seu lar permaneça limpo e arrumado por muito mais tempo. Descubra a seguir quais são esses erros com algumas orientações de profissionais


1º erro: tentar guardar absolutamente tudo
É evidente que com as coisas em seus devidos lugares, será muito mais fácil limpar a casa, já que você não irá encontrar obstáculos pelo caminho. Porém, existem casos em que o excesso de coisas guardadas acaba transformando a casa em um gigantesco depósito repleto de itens que não serão utilizados mais. Nessas situações, o ideal é fazer uma triagem para separar aquilo que pode ser doado ou vendido e se livrar do acúmulo excessivo de objetos em casa.


(Foto: Divulgação folha.uol.com)


2º erro: organizar a casa por cômodo, e não por categoria
Imagine a seguinte cena: você começa a limpar a cozinha, deixa tudo impecável e passa para a limpeza da sala e depois dos quartos. Porém, ao chegar na sala se depara com uma pilha de pratos e copos sujos que precisam ser lavados e acaba tendo que voltar para a cozinha que acabou de ser limpa. Para evitar que isso aconteça e você tenha que limpar o mesmo cômodo mais de uma vez, o ideal é organizar sua casa por categoria, recolhendo toda a louça da casa primeiro, por exemplo, para só então partir para a próxima tarefa.


Confira aqui a cozinha modulada completa 7 Peças: Cozinha Class Nesher Móveis Branco/Madeirado (Foto: Divulgação MadeiraMadeira) 


3º erro: deixar de lado a compartimentação 
Se existe uma regra importante na hora de organizar a casa é a de que cada coisa deve ter o seu lugar. Isso vale desde a cozinha, onde devem ser reservados espaços específicos para os utensílios domésticos, para os alimentos e para os demais objetos que precisam ser guardados, até o quarto, onde cada parte do armário ou closet deve ser destinada a guardar um tipo de roupa ou sapato específico. Essa compartimentação irá fazer com que seja muito mais simples encontrar cada peça quando você for procurá-las.


Confira aqui este Closet Suspenso:Closet Linha Mimo Albatroz 1 Gaveta e Cabideiros (Foto: Divulgação MadeiraMadeira) 


4º erro: adotar o maximalismo em todos os sentidos
Talvez você ainda não tenha ouvido falar dessa tendência, mas muitas pessoas a adotam mesmo sem perceber. O maximalismo, como próprio nome sugere, se opõe ao minimalismo e busca incentivar a presença de uma grande quantidade de objetos decorativos em um único ambiente. Esse efeito pode até ficar interessante visualmente, mas certamente não irá facilitar em nada a limpeza e organização da casa. Sendo assim, procure evitar o excesso de objetos em um mesmo lugar e distribua-os de forma harmônica pelos ambientes.


(Foto: Divulgação vogue.globo.com)


5º erro: deixar de lado as crianças
Quem tem crianças pequenas em casa sabe que elas são as principais responsáveis pela bagunça que se espalha diariamente por todos os cômodos. Na hora de organizar os brinquedos, um dos principais erros cometidos pelos adultos é o de não envolverem as crianças no trabalho, achando que elas não saberão onde deve ser guardado cada objeto. Procure utilizar caixas com desenhos que ilustrem o que deve ser guardado dentro delas e incentive as crianças a organizarem a bagunça criada por elas depois da brincadeira.


(Foto: Divulgação limaonaagua.com)


6º erro: fazer com que suas roupas se adaptem ao armário

Esse é um dos erros mais comuns, pois a maioria das pessoas pensa que está fazendo certo ao adaptar as roupas ao espaço disponível no armário, quando na verdade o ideal é que seja feito o contrário. Você deve analisar as características de seu armário de forma a distribuir as roupas facilitando a sua localização. As peças mais utilizadas devem ficar na parte central do móvel, enquanto os itens menos utilizados podem ficar nas partes mais altas ou mais baixas do armário.


Confira aqui o Guarda-Roupa Casal 4 Portas todo de vidro: Guarda Roupa Reflecta Madesa (Foto: Divulgação MadeiraMadeira) 


7º erro: deixar de reservar um espaço livre

Ao planejar a decoração de uma casa, é normal que as pessoas se preocupem apenas com as necessidades atuais e esquecem que no futuro podem surgir novas demandas para o imóvel. Sabendo disso, o ideal é que você procure reservar um espaço extra em sua casa para guardar novos objetos que eventualmente adquirir, evitando assim que eles tenham que ficar abarrotados nas áreas já ocupadas do imóvel.


(Foto: Divulgação decoracaoonline.com)


8º erro: acumular papel em excesso

Sejam contas para pagar, documentos do trabalho ou notas de compras, a realidade é que nossa casa está sempre repleta de papel por todos os lados. Para evitar que esses papéis acabem se acumulando por mais tempo que o necessário, procure reservar um local específico para deixá-los, como por exemplo no hall de entrada da casa, e realize periodicamente uma revisão para avaliar o que pode ser descartado ou reciclado.


(Divulgação pinterest.com)


9º erro: tirar os objetos de lugar habitual

Se você convive com outras pessoas em sua casa, deve saber como é desagradável procurar por um objeto no local onde ele costuma ser guardado e não encontrá-lo porque alguém resolveu deixá-lo em um lugar diferente e se esqueceu de avisar. Para evitar que isso aconteça, o ideal é manter cada objeto em seu lugar de costume, a não ser que você decida fazer uma mudança que possa organizar o ambiente de uma forma melhor. 


Confira aqui a Estante Muliuso Verde: Estante Multiuso Bella Siena Móveis Verde Folha (Foto: Divulgação MadeiraMadeira) 


10º erro: deixar a organização apenas para um dia na semana

Não adianta viver na bagunça 6 dias por semana e acreditar que em apenas 1 dia será possível organizar tudo. O ideal é que a limpeza da casa seja feita todos os dias, mesmo que seja apenas durante meia hora por dia, pois dessa forma será mais fácil manter a organização cotidianamente. Vale lembrar que as tarefas domésticas devem ser compartilhadas entre todos os membros da família, distribuindo o serviço de acordo com as aptidões de cada pessoa para que todos saibam valorizar o trabalho necessário para manter a casa limpa.


Confira aqui o Sofá Marrom com molas em fibras sintética e madeira de reflorestamento: Sofá Roma Living Fatto Estofados (Foto: Divulgação MadeiraMadeira) 

Curtiu? Fique ligadinho no nosso blog e compartilhe com os seus amigos.

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.