Guia para comprar o sofá perfeito



O sofá é, para muitos, o móvel mais importante da sala de estar. Ele é capaz de tornar o ambiente mais acolhedor e evidenciar a personalidade dos donos da casa por meio do seu estilo.
Em meio às infinitas opções de cores, modelos e preços, escolher o sofá perfeito pode parecer uma tarefa muito difícil, mas não há motivo para desespero. Essa não precisa ser uma missão impossível.

Confira nossas 5 dicas para escolher o modelo de sofá perfeito para a sua casa:

1. O modelo ideal

A sua casa reflete quem você é. Por isso, ao escolher o modelo do seu novo sofá, pense sobre como você gosta de aproveitar seu tempo de descanso e como é a sua rotina em relação à sua sala de estar.

Modelos retráteis e reclináveis são ideais para quem gosta de passar longos períodos vendo TV. Por possuírem os assentos mais profundos, garantem mais conforto para este momento.
Para quem costuma ver TV no quarto e usa a sala de estar apenas como um ambiente para receber visitas, os modelos mais simples e com chaise podem ser uma melhor opção. Esses modelos não deixam de ser confortáveis, mas facilitam a interação e movimentação das pessoas pelo ambiente.
Já os modelos de sofá cama e sofá de canto ou em L são ideais para quem precisa otimizar o espaço disponível e garantir um ambiente super confortável.
1 – Sofá Antúrio 3 Lugares com USB MadeiraMadeira / 2 – Sofá Prime 4 lugares, Retrátil, Reclinável, 2,25m com Molas Yescasa / 3 – Sofá Cama 3 Lugares 5 Posições Versátil Madero Espresso Móveis / 4 – Sofá de Canto 4 Lugares Veludo Romero Espresso Móveis / 5 – Sofá 3 Lugares com Chaise Cronus D Monegatto


2. Tecido

O tecido dá o toque final ao sofá e é um dos fatores responsáveis por torná-lo confortável e adequado para sua realidade. Estes são os três principais tipo de tecidos utilizados na fabricação de sofás:

• Suede: é a grande tendência do momento. Ele simula a camurça e pode ter acabamento liso ou amassado. É extremamente durável, macio ao toque e se adapta a todas as temperaturas.
• Sintético: é naturalmente impermeável e ideal para pessoas alérgicas. No entanto, absorve a temperatura do ambiente, tornando-o muito frio no inverno e quente no verão.
• Chenille: era o queridinho antes de o tecido suede fazer tanto sucesso. Possui textura similar e é extremamente confortável, mas costuma acumular mais poeira, o que torna sua higienização mais complexa. Se na sua casa há pessoas alergicas, evite o tecido chenille.

#Dica: o processo de impermeabilização é um excelente investimento para garantir maior durabilidade do seu sofá, assim como facilitar sua higienização. Essa, por sinal, pode ser realizada em casa mesmo. Confira o artigo Saiba como limpar o seu sofá em casa e confira mais dicas ;)


3. Cores: como escolher e combinar

Quando o assunto é cores, existe uma veriedade infinita de tons diponíveis no mercado: das mais neutras às mais marcantes.

Se você gosta de mudar as cores do ambiente com frequência, aposte em um sofá de cor neutra e almofadas e mantas coloridas, por exemplo. Isso vai te dar uma liberdade maior para criar as mais variadas composições e ainda economizar. 
Também é possível usar o sofá colorido como ponto central de cor do ambiente, equilibrando-o com móveis neutros. Além disso, reforçar a mesma cor do móvel em outros detalhes -como quadros e adornos decorativos- fica lindo! 

6 – Sofá 3 Lugares Retrátil e Reclinável com Porta Copos Tico D Monegatto / 7 – Sofá Retrátil e Reclinável com Molas Ensacadas Cama inBox / 8 – Sofá 2 Lugares com Botonê Beatle Daf Mobiliário / 9 – Sofá Austin 2,82m Retrátil, Reclinável com Molas no Assento e Almofadas, Tecido Suede Café / 10 – Sofá Austin 2,82m Retrátil, Reclinável com Molas no Assento e Almofadas, Tecido Suede Azul


4. Medidas

Para não errar na hora da compra, seja realista em relação ao espaço disponível para o móvel. Para ser confortável, o sofá não precisa ser imenso.

Na hora de tirar as medidas, considere espaços de passagem e o tamanho que o seu sofá novo ocupará em sua abertura máxima, como no caso dos modelos retráteis, por exemplo. Para materializar o espaço que será ocupado em sua sala, você pode estender lençóis ou colar uma fita no chão delimitando a área onde ele ficará.
Além disso, meça também suas portas de entrada, assim como elevador ou escadas, caso você more em prédio. Assim, você evita imprevistos e garante que não haverá dificuldades para colocar o seu novo sofá para dentro de casa.


5. Nível de conforto

Os sofás possuem os mais variados modelos, cores e níveis de conforto. Esses níveis de conforto se dão, principalmente, por conta da densidade da espuma utilizada na fabricação do produto. Confira o artigo Qual a densidade ideal da espuma para sofás? e saiba como escolher a densidade ideal da espuma para o seu novo sofá.


Agora ficou mais fácil escolher o seu novo sofá, né? Confira aqui todos os modelos disponíveis na MadeiraMadeira e compartilhe esse artigo com seus amigos:

Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.