Entrar ou Cadastrar

Margarida: Significado, origem e como cuidar

Saiba como cultivar e usar essa flor bela e graciosa na decoração da sua casa

Por: Equipe MadeiraMadeira

margaridas

A margarida é uma flor de beleza elegante e singela, que desabrocha nos campos, jardins e beira de estrada. Geralmente associadas à inocência e pureza, as flores são encantadoras e agregam muito na decoração dos ambientes. 

Seja para dar um buquê de margaridas para alguém especial, usar na decoração da casa ou cultivar no jardim, a margarida é cheia de significados. Confira as curiosidades sobre essa flor delicada!

Qual o significado da flor margarida?

A margarida é uma flor com vários significados, simbolizando pureza, inocência, beleza, simplicidade e juventude. A flor margarida tem diferentes cores, cada uma transmite emoções diferentes e alguns significados podem estar mais presentes do que outros dependendo do tom: 

Margarida amarela 

A margarida amarela está associada à alegria, energia, vitalidade, felicidade e vitalidade, é ideal para ser usada naquele ambiente mais clean e frio, que precisa de um toque de cor e calor. 

Margarida azul 

A margarida azul é um tipo mais raro que transmite calma, tranquilidade e serenidade. Simboliza paz interior e estabilidade emocional. Por isso, é uma opção interessante para usar na mesa de cabeceira no quarto. 

Margarida rosa 

A margarida rosa está associada ao amor, romance, feminilidade e doçura. Por isso, é uma ótima opção para presentear alguém especial. 

Margarida branca 

A margarida branca, o tipo mais clássico, está relacionada à pureza, inocência e ao amor verdadeiro. As margaridas brancas são versáteis e combinam com qualquer ambiente. 

margarida branca

Origem da margarida

A margarida é uma flor originária das regiões temperadas do hemisfério Norte, como parte da Europa, América do Norte e Ásia. A palavra margarida tem origem no termo grego “margarítes”, que significa “pérola”. Acredita-se que o nome foi escolhido por conta da intensidade do tom de branco das pétalas da margarida, que se assemelha às pérolas. 

solo com flor brotando

Tipos de margarida

Você sabia que existem vários tipos de margarida? Confira os mais comuns: 

  • Margarida Comum (Bellis perennis): também conhecida como margarida-dos-prados, é uma das espécies mais comuns. As flores brancas são com centros amarelos.
  • Margarida Africana (Gerbera jamesonii): a gérbera é um tipo de margarida. Conhecida por suas flores grandes e coloridas em tons de rosa, vermelho, laranja, amarelo e branco. É uma das margaridas mais populares em arranjos florais.
  • Margarida do Cabo (Osteospermum): conhecida como margarida africana do cabo, tem flores em tons de roxo, rosa, laranja e branco. É tolerante  ao calor e à seca.
  • Camomila: um tipo de margarida com centro amarelo e pétalas brancas e com várias propriedades medicinais, além de cheiro forte e inconfundível.

buquê de margaridas

Como plantar margaridas: passo a passo


Para plantar margaridas, primeiro você precisa retirar ervas daninhas, pedras ou outros detritos do solo. O ideal é um solo bem drenado e levemente ácido. O plantio pode ser feito com uma muda da planta ou com sementes. No caso das sementes, basta seguir as instruções do pacote. 

Faça um buraco no solo, posicione o caule da muda (ou as sementes) e cubra com terra até a metade. Em seguida, regue o solo para garantir que fique levemente úmido. 

Se preferir, adicione adubos e fertilizantes para criar um ambiente ainda mais favorável para o crescimento. 

plantando margaridas

Como cultivar margaridas?


A margarida é uma planta muito fácil de cultivar e pode ser cuidada até mesmo pelos jardineiros iniciantes!

Solo

O solo precisa ser bem drenado porque o excesso de umidade pode causar o apodrecimento das raízes. Adicionar compostos orgânicos ou perlita ajuda a aumentar a drenagem do solo. 

solo

Poda

Remover as flores murchas com frequência é importante para a floração contínua. 

poda de margarida

Iluminação

As margaridas têm preferência por locais ensolarados. O ideal é que recebam luz solar por cerca de 6 horas por dia. Se você mora em uma região com verões muito quentes, deixe a flor em local com sombra parcial. 

margarida no vaso

Adubo

O ideal é utilizar fertilizantes equilibrados (a cada 4 a 6 semanas). Evite as opções ricas em nitrogênio. 

adubo

Temperatura e umidade


As margaridas preferem climas amenos e, em geral, não costumam tolerar temperaturas muito extremas. Quanto a umidade, também deve ser moderada. Ao fazer a rega, cuidado para não encharcar o solo. 

cultivo de margarida no vaso

Como cuidar da margarida no vaso?


Ter vasos com margaridas é uma opção interessante para trazer a beleza e simplicidade da flor para vários ambientes. O ideal é que o vaso tenha o fundo drenado, por isso, vasos de cerâmica, plástico e terracota são opções interessantes. 

Regue a planta sempre que perceber que a superfície do solo está seca ao toque. Posicione o vaso em local em que seja possível receber luz solar direta durante boa parte do dia. 

margarida no vaso de vidro

As margaridas são tóxicas para pets?

Sim, as margaridas são tóxicas para animais de estimação, pois contêm substâncias químicas que podem causar irritação gastrointestinal e, em casos mais graves, problemas respiratórios e cardíacos. Por isso, é importante evitar que seus pets tenham acesso a plantas como margaridas. 

cachorro com margarida em cima do nariz

Decoração com margaridas

Como é uma opção versátil, bonita e simples, a margarida é ótima para decoração de interiores. Veja como decorar:

  1. Crie belos arranjos florais com margaridas em vasos de vidro ou de cerâmica. Posicione esses vasos em mesas laterais, de centro ou aparadores. 
  2. Em vasos menores, você pode fazer um mix com alguns tons de margarida e colocá-las na mesa de jantar, deixando a decoração de um dia especial ainda mais bonita. 
  3. Coloque as margaridas em bules ou xícaras e deixe a mesa de café da manhã mais charmosa e aconchegante. 
  4. Faça uma guirlanda com flores de margarida e deixe a entrada da sua casa ainda mais bonita e convidativa. 
  5. Reaproveite latas de alumínio. Nelas, amarre uma fita e coloque margaridas. Esses arranjos ficam uma graça quando colocados em janelas ou na cozinha. 

papel de parede com margaridas


As margaridas são flores bonitas e graciosas que trazem harmonia e alegria para qualquer ambiente, além disso, são fáceis de se cultivar. Já escolheu a sua flor preferida? 

Leia também

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.