Entrar ou Cadastrar

Reforma de cozinha: Veja o passo a passo para o seu projeto!

Saiba como reformar a cozinha de forma organizada e gastando pouco!

Por: Equipe MadeiraMadeira
11 mar 2024Ambientes

Casal planejando como reformar a cozinha

A cozinha é um dos ambientes mais gostosos da casa, não é mesmo? É o lugar onde preparamos as refeições, compartilhamos afeto e passamos boa parte dos momentos em família. 

Por isso, é importante que este cômodo da casa seja funcional e tenha a decoração dos sonhos. Isso, além de proporcionar bem-estar, deixa o dia a dia mais prático se a cozinha corresponder ao seu estilo e rotina. 

Pensando nisso, vale a pena considerar fazer uma reforma da cozinha para deixá-la do jeito que você quer. Dá trabalho? Sim, mas com organização e as dicas certas é possível. Confira!

Como planejar a reforma da cozinha 

Para a reforma da cozinha ser bem-sucedida, os recursos devem ser aproveitados da melhor forma e no menor tempo possível, alcançando os objetivos estabelecidos. Para isso, é preciso organização, que vai envolver várias etapas. Confira os tópicos que você deve dar atenção especial: 

Lista de materiais 

Um dos pontos importantes é a lista de materiais de construção. Para saber exatamente quais materiais serão utilizados, tenha em mente que tipo de reforma vai fazer. 

A sua reforma vai envolver demolição e construção? Então você vai precisar de areia, cimento, azulejos, entre outros complementos.

Vai trocar a pia? Vai precisar de uma pia de cozinha nova e, muito provavelmente, uma nova bancada e armários. Seguindo essa lógica fica fácil de organizar a lista. Separamos uma lista com os principais materiais para quem vai fazer uma reforma completa na cozinha: 

  • Areia
  • Cimento
  • Revestimento para a parede
  • Piso
  • Azulejo
  • Armários
  • Rejunte
  • Bancadas
  • Torneiras
  • Pia

lista de materiais de reforma

Orçamento 

Um ponto fundamental é definir um orçamento para saber como vai fazer a reforma da cozinha e quando ela vai ficar pronta. Isso vai te ajudar a se organizar e ser realista com a reforma. 

Primeiro, avalie as suas finanças e veja qual a possibilidade de fazer a reforma sem comprometer o seu dinheiro fazendo dívidas. Depois, faça uma pesquisa geral de custos com materiais e mão de obra. Assim, é possível saber que tipo de reforma o seu orçamento vai te proporcionar. 

Agora que você tem uma ideia de quanto pode gastar e do quanto custa uma reforma, priorize as necessidades do ambiente e os seus principais desejos. Por exemplo, se a pia já apresenta problemas, o ideal é priorizar a troca da pia. 

mulher calculando o valor da reforma

Em seguida, converse com profissionais e fornecedores para obter um orçamento mais detalhado. Se for preciso, planeje a reforma por etapas, isso pode demorar mais, mas não compromete o orçamento. 

É importante também ter uma margem de segurança, porque a reforma da cozinha pode envolver alguns imprevistos. O ideal é separar uma quantia em torno de 10% a 20% do valor total previsto.

Demolição

Outro ponto que demanda bastante atenção e planejamento é a questão da demolição. Se a reforma da cozinha vai envolver demolição, você precisa preparar a área. 

Proteja as áreas próximas às cozinhas para que não sejam deterioradas por poeiras ou detritos provenientes da demolição. O ideal é remover todos os eletrodomésticos e acessórios da cozinha. Desmonte os armários e outros móveis da cozinha e voilá! Você pode dar início à demolição. 

Demolindo a cozinha para reformar

Limpeza pós-obra 

Organize-se também para a limpeza pós-obra. Provavelmente, você vai precisar da ajuda de outras pessoas ou prestadores de serviço. A limpeza deve ser minuciosa para que você organize a nova cozinha do jeitinho que sempre sonhou. 

Limpeza pós-reforma

Como reformar a cozinha sem quebra-quebra?

Talvez você esteja pensando em mudar a cara da cozinha, mas não quer ou não pode fazer grandes mudanças estruturais. Saiba que isso é plenamente possível!

Para isso, em vez de grandes mudanças e quebra-quebra, o indicado é se ater aos detalhes. Mudando alguns elementos da decoração ou trocando alguns móveis da cozinha, você pode dar um up no ambiente, de um jeito que pareça até que tem uma cozinha nova. Veja como: 

1. Pinte os armários 

Aposte em uma cor diferente e suave, que vai deixar o ambiente mais intimista e acolhedor, deixando a sua cozinha de cara nova e com ares de lar. Quer uma sugestão moderna e belíssima? Verde claro. 

2. Mude os puxadores dos armários 

Os puxadores de armários, a depender do modelo escolhido, podem mudar completamente a estética do armário. Opte por um modelo que funcione com o estilo de decoração do ambiente e que não passe despercebido. 

3. Instale um papel de parede 

Um papel de parede é capaz de trazer ares completamente novos ao ambiente, ou seja, é ideal para dar aquela repaginada na cozinha. Para este ambiente, uma boa dica é escolher um modelo lavável e autoadesivo, pois é prático e pode ser utilizado em locais úmidos. 

4. Invista em iluminação 

Além de ajudar a criar um ambiente mais acolhedor e dar destaque aos detalhes da decoração, a iluminação também ajuda na hora de fazer as atividades do dia a dia. Por isso, vale o investimento!

5. Troque os eletrodomésticos

Trocar alguns eletrodomésticos antigos por alguns novos, com estética mais moderna pode mudar totalmente a decoração da cozinha. 

Ideias de reforma para se inspirar 

Para te inspirar na hora de definir o seu projeto de reforma da cozinha, separamos algumas ideias de reforma para você: 

Cozinha simples 

Se você quer uma reforma modesta, de modo que a cozinha fique simples, prática e acolhedora, o ideal é investir em elementos que tragam graça e beleza, sem precisar de grandes modificações. 

Você pode trocar os puxadores dos armários, adicionar papel de parede, investir em um bom projeto de iluminação ou trocar a cor dos armários e paredes. 

Além disso, vale investir também em uma parede de tijolos ou quadro negro, instalar prateleiras, utilizar cestos e organizadores, plantas na decoração, além de trocar a disposição dos móveis no ambiente. 

cozinha simples

Cozinha pequena 

No caso das cozinhas pequenas, o ideal é priorizar opções que tragam beleza, funcionalidade e ajudem a otimizar os espaços. 

Por isso, a nossa dica é investir em armários aéreos e prateleiras. Assim, você cria espaço para a organização de todos os itens da cozinha, além de deixar a área livre para circulação. Opte por um cooktop e armários com portas de correr, pois esses itens auxiliam na otimização do espaço. 

cozinha pequena branca

Cozinha moderna 

Se quer deixar a sua cozinha mais moderna, além de investir em eletrodomésticos inteligentes, você deve investir em armários e móveis com design clean, com linhas retas e puxadores embutidos. 

Cores neutras, como o cinza, preto e off-white, combinam bem com o estilo contemporâneo. As bancadas sólidas e os pisos de madeira ou porcelanato também são opções interessantes. Vale a pena o investimento!

cozinha moderna branca e azul

Cozinha modulada 

Opção mais indicada para quem precisa de uma alternativa prática e objetiva, a cozinha modulada é super versátil, inclusive, você pode dispor os módulos de formas variadas no ambiente, o que aumenta bastante as possibilidades de decoração. 

Cozinha modulada

Quanto custa reformar uma cozinha?

O custo da reforma da cozinha varia muito de um projeto para o outro, por isso, o ideal é elencar as suas prioridades e o que você gostaria de fazer em sua cozinha e assim conversar com um profissional para que ele estime o valor de toda a reforma. 

De maneira geral, o valor médio estimado é entre 1.000 e 2 mil reais por metro quadrado. Lembre-se que, dependendo do tipo de reforma, esse valor pode ser maior ou menor. 

plano de reforma da cozinha

Como reformar a cozinha gastando pouco? 

Para reformar a cozinha de maneira econômica, você vai precisar de paciência e organização, além do mais, pesquise com cuidado, profissionais, prestadores de serviço e materiais com melhor custo-benefício. 

Inclusive, uma boa saída é vender os itens antigos da sua cozinha que ainda estão em bom estado. Assim, você pode reverter esse dinheiro para sua reforma. Avalie o que realmente necessita mudar e aquilo que só precisa de reparos e ajustes. Isso também ajuda a poupar dinheiro e a evitar desperdícios. 

casal conversando sobre a reforma

Com organização, planejamento e bom gosto é possível fazer a reforma da cozinha e deixá-la do jeitinho que você sempre quis. E aí? Animada para começar a sua?

Leia também

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.