Entrar ou Cadastrar

Comigo-ninguém-pode: Significado, como cuidar e origem

Confira o guia prático de cuidados com a planta comigo-ninguém-pode!

Por: Equipe MadeiraMadeira

folhas Comigo-ninguém-pode

A Comigo-ninguém-pode ou Dieffenbachia (nome científico) é uma planta com folhas grandes e vistosas, que tem fácil cultivo em ambientes internos e costuma ser bastante resistente.

Nativa da Colômbia e Costa Rica, esta planta tem um lado místico: é conhecida por afastar o mau olhado e a inveja. Por isso, tem sido muito utilizada na decoração de ambientes. Contudo, como a extensão de suas folhas é tóxica, é preciso ter alguns cuidados em seu cultivo. 

Confira as principais curiosidades e características da planta comigo-ninguém-pode e saiba como usá-la na decoração. 

Comigo-ninguém-pode: significado


Se você se interessa pelo Feng Shui, técnica tradicional chinesa de harmonização energética dos ambientes, vai gostar de saber que a comigo-ninguém-pode é considerada uma planta auspiciosa. 

Acredita-se que ela é uma planta com energia protetora e purificadora. Para os chineses, a planta afasta energias negativas provenientes de fofoca, inveja, mau olhado e conflitos interpessoais. 
Por isso, a planta deixa o ambiente mais harmonioso e protegido energeticamente. 

planta Comigo-ninguém-pode

Curiosidades da planta comigo-ninguém-pode


Uma das principais curiosidades sobre a planta comigo-ninguém-pode é a origem do seu nome popular. Como é tóxica quando ingerida e até fatal se for ingerida em grandes quantidades, o nome é uma espécie de alerta. 

A planta tem como uma das suas características mais marcantes o tamanho de suas folhagens verde-escuras, grandes, exuberantes, com padrões de manchas em tons de branco e amarelo. Essas características deixam a planta bem vistosa, o que é bastante interessante para a decoração de interiores

Comigo-ninguém-pode no vaso

Como plantar comigo-ninguém-pode

Para plantar comigo-ninguém-pode você vai precisar de um solo drenado e rico em matéria orgânica. Por isso, se for plantar em um vaso, escolha um vaso com furos no fundo porque ajuda a drenar o excesso de umidade. 

Cave um buraco no solo e coloque a muda da comigo-ninguém-pode. A seguir, adicione o solo por cima. Pressione com cuidado para ajudar a fixar as raízes das plantas.

Após o plantio, regue a planta para ajudar a estabelecer as raízes. Depois, coloque o vaso em um local iluminado, mas sem contato com luz solar direta porque isso pode acabar danificando e queimando as folhas. 

plantando Comigo-ninguém-pode

Como cultivar comigo-ninguém-pode

A planta comigo-ninguém-pode é bem simples de ser cultivada, especialmente em ambientes internos. Veja como cultivar a planta:

Luz


O ideal é que a luz seja indireta ou parcial. Isso porque as folhas costumam sofrer bastante com a iluminação solar direta. 

Comigo-ninguém-pode na cozinha

Temperatura


Esta planta tem preferência por temperaturas amenas, entre 18°C e 24°C e não costuma se dar bem com temperaturas mais baixas. 

planta verde

Rega


A planta comigo-ninguém-pode é sensível ao excesso de água, por isso, faça a rega apenas quando a superfície do solo estiver seca. 

regando a planta

Fertilização


A fertilização mais frequente é indicada durante o primavera e verão, que são períodos de crescimento ativo da planta. Escolha fertilizantes líquidos diluídos e faça a fertilização a cada duas semanas. 

fertilizando o solo

Poda

Para manter a planta bonita e saudável, remova folhas murchas, amareladas e danificadas. Use tesouras limpas e afiadas para realizar a poda. 

fazendo a  poda da planta

A planta comigo-ninguém-pode é venenosa?


Sim, todas as partes da planta tem oxalato de cálcio, o que pode causar irritação na pele e outras mucosas. Caso ingeridas, as folhas podem causar sintomas gastrointestinais graves, como náuseas, vômitos e diarreias. 

Por isso, tenha bastante cuidado na hora de transportar a manusear a planta e procure deixá-la fora do alcance de crianças e dos animais de estimação. Depois do contato com a planta, lembre-se sempre de lavar as mãos cuidadosamente. 

planta Comigo-ninguém-pode no vaso

Decoração com comigo-ninguém-pode


A comigo-ninguém-pode é muito utilizada em decoração e paisagismo interior. É uma forma fácil, simples e elegante de trazer um toque de cor, vida e natureza para qualquer ambiente. 

Sala


Coloque a planta em um vaso bonito e imponente que valorize as cores das folhagens. Coloque o vaso com a planta em um canto estratégico da sala. Vai deixar o ambiente mais convidativo e complementar a decoração, deixando-a mais interessante. 

Banheiro


A comigo-ninguém-pode traz um toque de cor e frescor ao banheiro. Coloque em uma bancada ou prateleira. 

Escritório


Use a comigo-ninguém-pode no ambiente de trabalho  para levar um toque de cor e vitalidade. A planta pode ficar sobre a mesa ou em um cantinho estratégico do escritório ou consultório. 

Decoração de interiores


Em vasos menores de cerâmica, a planta pode ser colocada sobre mesas laterais, prateleiras ou estantes, juntamente com alguns objetos decorativos.  Você pode cultivar a planta em jardins de inverno no quarto ou sala.

planta Comigo-ninguém-pode na mesa
Com apenas alguns cuidados básicos, o cultivo da comigo-ninguém-pode é simples, porém gratificante. Além de trazer vitalidade, beleza e cor ao ambiente, é uma planta cheia de significados. Experimente trazer essa beleza da natureza para a sua casa! 

Leia também

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.