
Portas são elementos essenciais em um lar. Qualquer tipo de casa, de qualquer tamanho, precisa de uma não só por segurança, mas também pelo apelo visual, afinal, ela é o primeiro contato de qualquer pessoa com o seu lar.
Tudo começa por lá: sua decoração, as cores da sua casa, o aconchego que o local proporciona, ou seja, tudo o que vai dar acesso e trazer qualquer tipo de emoção para alguém, seja um familiar ou amigo.
As portas mais comuns, por garantirem segurança, não serem afetadas pelas ações do tempo como chuvas e sol e terem um custo-benefício bastante satisfatório, são as produzidas em madeira de diversos tamanhos e tipos.
Escolher uma porta é consideravelmente fácil: basta colocar o seu estilo na decisão e deixar sua casa falar por você. Entre várias cores, modelos, acessórios e tipos de madeira, o que não pode faltar é algo que tenha o seu estilo.
O que muitas pessoas não têm conhecimento é de como uma porta de madeira é instalada em casa, se é muito difícil, se precisa de muitos materiais e se tem como fazer sem ajuda. Quer descobrir como? Acompanhe as dicas que selecionamos para ajudar você. Vem com a gente!
O que você vai precisar?
Fique atento aos equipamentos e itens necessários para instalar sua porta de madeira:

- Materiais da porta
- Porta
- Batentes
- Dobradiças
- Guarnições
- Fechaduras
Outros materiais necessários:

- Lápis
- Chave de fenda/phillips
- Furadeira
- Parafusadeira
- Formão
- Prumo
- Trena
- Espuma expansiva
Preparação
Escolha uma porta adequada para o espaço disponível, adaptando-o caso haja necessidade. Considere também os batentes, ou seja, as madeiras laterais onde as dobradiças são encaixadas, já que eles também ocupam um espaço na parede.
Você também precisa ajustar a parte de baixo, que deve ficar entre 6 e 12mm do chão. Observe se a porta passará pelo chão liso ou por algum tipo de carpete ou tapete. Nesse caso, considere-os.
Além disso, considere também o modelo. Muitas portas e batentes já são pré-montados e mais fáceis de instalar. Entretanto, existem outros que necessitam de mais trabalho, como a montagem do batente, por exemplo.
Com todos os equipamentos necessários e a porta escolhida, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na madeira. Vamos lá.
Como fazer

Meça o espaço
Se você ainda não tem medidas ou precisa confirmá-las, o primeiro equipamento necessário no procedimento é a trena. Você anota os dados e usa-os para toda a instalação.
Insira os batentes na parede
Os batentes são alocados ao espaço disponível. O ideal é que sobrem apenas pequenos espaços entre eles e a parede, posteriormente preenchidos pela espuma expansiva.
Depois da alocação dos batentes na parede, use um pedaço de madeira para fazer o encaixe entre um batente lateral e outro como forma de evitar que a espuma altere e danifique-os.
Para verificar a exatidão do encaixe dos batentes na parede e evitar que fiquem desajustados, use o prumo para medir isso. Observe se o peso de baixo fica rente ao batente: nem muito perto, nem muito longe, mas quase encostado.
Aplique a espuma expansiva
A espuma expansiva nada mais é do que um adesivo elástico próprio para assentamento, vedação, fixação e isolamento de materiais, que nesse caso são os batentes da porta.
Aplique a espuma entre os vãos que ficaram entre os batentes e a parede para que ele preencha o espaço e isole a madeira junto da parede. Espere em torno de 2 horas até poder retirar os excessos que soltaram para fora dos espaços.
Teste a porta no espaço
Peça a ajuda de alguém para testar a porta no espaço e verificar alguns pontos, como:
- Verifique se a porta irá abrir para dentro do ambiente;
- Interruptores de luz não podem ficar tampados pela porta aberta, ou seja, coloque-os sempre do lado da maçaneta e não das dobradiças.
- Observe o tamanho da porta, se ela realmente encaixa entre os batentes.
Marque as dobradiças
Coloque a porta deitada, com o lado das dobradiças para cima. Faça uma marca de 15cm das bordas superior e inferior para marcar o local das dobradiças da porta.
Abra a dobradiça e coloque-a em alinhamento com a marca. Então, faça uma nova marcação, dessa vez para indicar o local exato da dobradiça de todos os lados.
Com o formão, marque as entradas das dobradiças e remova aos poucos a madeira do local. Porém, tome muito cuidado para não retirar madeira demais e acabar estragando a porta e o encaixe da dobradiça no local.
Coloque as dobradiças nas portas
Insira novamente a dobradiça no local propício e então, marque os furos com o lápis. Com a posição dos furos indicada, use a furadeira com uma broca menor do que os parafusos para fazer as entradas.
Com a porta em pé, mantenha a broca na horizontal e reta em relação à lateral da porta. Com os furos feitos, insira a dobradiça no local indicado e parafuse.
Encaixe a porta nos batentes
Com as dobradiças já alocadas, você já pode inseri-las também nos batentes, com a ajuda de alguém para segurar a porta em pé, enquanto você parafusa-as. Agora é só aproveitar o resultado!
Resultado
Uma porta de madeira pode mudar completamente um ambiente. Como já dito anteriormente, ela é o primeiro contato de qualquer pessoa com o ambiente e, por isso, deve ser levada a sério.
Os resultados de instalar uma porta de madeira na sua casa são muitos, dependendo do modelo escolhido. Entre eles, estão:
- Ambiente mais moderno e arrojado;
- Segurança;
- Praticidade;
- Durabilidade e resistência;
- Dependendo da cor, pode moldar emoções e sentimentos para as pessoas que vivem na casa.
Quer decorar sua casa completamente começando pela porta, janelas, móveis e uma linha completa de acessórios? Conte com agente para conquistar a casa que sempre quis com a sua cara. Confira as opções de porta de madeira disponíveis em nosso site.