Entrar ou Cadastrar

Piso vinílico: como e onde instalar

Passo a passo com tudo o que você precisa saber antes de instalar esse revestimento!

Por: Equipe MadeiraMadeira
15 mar 2024Como instalar

homem instalando o piso vinílico

O piso vinílico é uma opção versátil, prática, econômica de revestimento. Além disso, é feito de PVC, uma espécie de plástico que proporciona muitas vantagens, como durabilidade, facilidade de limpeza, resistência à água, inclusive oferece diversas opções de padrões. 

Além do mais, o piso vinílico é macio, por isso, oferece maior comodidade ao caminhar e isolamento acústico. Contudo, para instalar o piso vinílico em sua casa, é necessário ter alguns conhecimentos técnicos e saber quais cuidados tomar para garantir a sua durabilidade. 

Como instalar o piso vinílico 

Para instalar o piso vinílico de forma correta você deve considerar alguns pontos importantes, como: 

Tipo de piso 

Dependendo do tipo de piso vinílico, a forma de instalação vai variar. Os tipos mais comuns são: 

  • Piso vinílico em manta: vendido em grandes rolos de mantas, é instalado como uma peça única e, geralmente, utiliza-se cola específica para a instalação. É ideal para áreas de alto tráfego e úmidas.
  • Piso vinílico autoadesivo: tem uma superfície adesiva na parte de trás, o que facilita muito a sua instalação, inclusive pode ser colocado sobre o piso existente.
  • Piso vinílico em régua: é instalado sem cola ou adesivo porque as réguas encaixam umas nas outras, como se fosse um quebra-cabeça. Oferece mais variedade de designs e padrões, atendendo a diferentes estilos de decoração.

tipos de piso vinílico

Tamanho do ambiente 

Também é preciso saber o tamanho exato do ambiente para comprar a quantidade ideal de piso vinílico, poupando tempo e otimizando a instalação. 

Assim, você valoriza a estética do ambiente porque evita cortes indesejados e ajuda a instalar o piso com a disposição das peças de forma mais adequada. 

homem colocando piso vinílico com espátula

Materiais e ferramentas para colocar o piso 

As ferramentas e materiais podem variar de acordo com o tipo de piso vinílico, que podem ter formas de instalação diferentes. 

Material

  • Cola adesiva: em alguns casos será necessário o uso de cola adesiva para instalar o piso no contrapiso. 
  • Manta de subpiso:  a depender do caso, pode ser necessário utilizar uma manta de subpiso antes da aplicação do piso. Essa manta ajuda a deixar a superfície uniforme e adequada para a aplicação do piso. 
  • Selante: ajuda a proteger as bordas do piso vinílico, preservando-o por mais tempo. 
  • Espaçador: no caso do piso vinílico de régua, o uso de espaçador é bastante benéfico porque ajuda a criar um espaço padronizado entre as réguas. 

Ferramentas

  • Trena 
  • Nível 
  • Estilete 
  • Régua de corte 
  • Espátula dentada
  • Rolo de pressão 
  • Martelo de borracha 
  • Luvas e óculos de proteção 

ferramentas para instalar piso vinílico

Quantidade de piso

A quantidade de pisos varia de acordo com o tamanho do ambiente. Para saber, multiplique o valor da largura pela profundidade. 

Contudo, é importante considerar comprar uma quantidade extra de piso para o caso de um eventual imprevisto no momento da aplicação. O ideal é comprar uma quantia de 10% a 15% maior do que a quantidade exata. 

homem cortando piso vinílico com estilete

Aplicação 

Independentemente do tipo de piso vinílico escolhido, no momento da instalação, o contrapiso deve estar completamente limpo, livre de poeiras e nivelado. Além disso, é preciso seguir as instruções do fabricante na hora de instalar o revestimento. Confira como colocar o piso:

Piso vinílico em manta

  1. Meça o espaço e deixe uma margem “de sobra” - cerca de 10mm nas extremidades;
  2. Comece a instalação da manta a partir de um canto do cômodo;
  3. Aplique o adesivo de piso vinílico no chão utilizando uma espátula dentada;
  4. Estique bem a manta sobre a superfície, alisando as bolhas de ar para garantir uma aderência completa;
  5. Utilize a cola apropriada e vá aderindo a manta à superfície do contrapiso;
  6. Faça ajustes conforme necessário para deixar a manta nivelada e bem posicionada;
  7. Corte o excesso de material ao longo das bordas;
  8. Passe um rolo de pressão sobre a superfície do piso para garantir aderência completa;
  9. Deixe o adesivo secar completamente antes de utilizar o ambiente.

Piso vinílico autoadesivo

Siga a mesma lógica, contudo, nesse caso não há a necessidade de usar cola. 

Piso vinílico em régua

Defina o layout desejado e vá encaixando as réguas conforme instruções. 

mulher aplicando piso vinílico

Onde colocar o piso vinílico? 

Antes de instalar o piso vinílico em um ambiente específico, observe as orientações do fabricante. De maneira geral, o piso vinílico pode ser aplicado em ambientes residenciais e comerciais, que não tenham um fluxo tão grande de pessoas. 

O piso vinílico pode ser aplicado sobre contrapiso de cimento, concreto, argamassa, madeira compensada e aglomerado. 

A instalação do piso vinílico não é indicada para ambientes de tráfego intenso ou que sofrem grande impacto, como garagens ou academias. O contrapiso também não deve ser instalado em áreas externas, como área da piscina. 

Contrapisos de terra batida ou muito irregulares não são apropriadas para a instalação do contrapiso. Por isso, fique atento à superfície, ok?

homem colocando piso na sala

Pode colocar o piso vinílico em cima da cerâmica? 

É possível, sim, instalar o piso vinílico sobre o contrapiso, mas para que o processo seja bem sucedido, a superfície de cerâmica deve estar regular, limpa e nivelada. 

O ideal é fazer um teste de adesão em uma pequena área da cerâmica. De todo modo, lembre-se de conferir as instruções do fabricante. 

Verifique também se a instalação do piso vinílico sobre a cerâmica não vai deixar elevar muito a altura do piso, o que pode interferir na abertura da porta, por exemplo. 

piso vinílico em cima da cerâmica

Pode molhar o piso vinílico? 

Alguns pisos vinílicos são resistentes à água e, por isso, podem ser molhados sem problemas. Contudo, é importante lembrar que, apesar da resistência a umidade, esse tipo de piso não é imune à água. Caso fique em contato com a água por longos períodos, o piso pode acabar sendo danificado. Por isso, tenha cuidado! 

sala com piso vinílico

O piso vinílico é um charme, além de ser prático e uma opção super econômica. Além disso, oferece um jeito simples de mudar a cara do ambiente. E aí, já escolheu o seu? 

Leia também

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.