Conheça a decoração no estilo clássico



(Reprodução: Shutterstock)

O estilo clássico na decoração é algo permanente e que nunca sai de moda. É ideal para quem admira elementos tradicionais e busca por preencher os espaços com planejamento e requinte, ao contrário do minimalismo, que preza por ambientes mais vazios e um décor bem clean. Certamente quem contempla elegância e sofisticação que remetem ao passado, está procurando o estilo clássico. 
 
Influências da arquitetura grega e romana, estão presentes nesse estilo, assim como elementos do barroco e rococó. O refinamento na harmonização e o uso de itens sofisticados podem ser aplicados em todos os cômodos da casa. A imponência e a amplitude são marcas registradas, assim como o uso do dourado na composição dos ambientes. É possível reconhecer de longe o estilo clássico, pois a tradicionalidade surge de uma forma bem perceptível.

Mobiliário como protagonista

Produtos de decoração no estilo clássico (Reprodução: MadeiraMadeira)

Neste estilo, o mobiliário tem um papel de extrema importância em sua caracterização. Geralmente são utilizados móveis grandes e robustos, com destaque para as madeiras nobres em tons escuros e médios que transmitem uma sensação de imponência ao ambiente. Também podem ou não contar com acabamentos florais e detalhes dourados. 
 
O estilo clássico se destaca por peças antigas de fato ou envelhecidas propositadamente. As estruturas são torneadas e os estofados têm o máximo de requinte. Todo o mobiliário escolhido para o ambiente deve ter um acabamento perfeito. Um bom exemplo para as poltronas e sofás é o acabamento em capitonê. 
 
Os móveis que compõem o estilo clássico são feitos por peças com influência de linhas curvas, entalhadas e ornamentadas com detalhes que beiram a perfeição, transmitindo luxo e elegância. Uma coisa é clara: o período clássico é pura ostentação, o que remonta a Roma antiga e palácios de reis e rainhas.

Madeira e mármores são materiais clássicos 

(Reprodução: Shutterstock)

Os materiais que aparecem com maior predominância em uma decoração clássica são a madeira e o mármore. A madeira está muito presente nos móveis, especialmente em tons mais escuros e em elementos de mobília em mogno, palissandro, cerejeira, nogueira, entre outras. O piso pode ser em madeira maciça em várias tonalidades. 
 
Por sua vez, o mármore traz uma sensação de sofisticação e atemporalidade ao ambiente. Costuma aparecer com destaque no chão, servindo como piso. Alguns espaços como cozinhas, banheiros e lavabos contam com o mármore como material indispensável. 
 
Mármores em tonalidades suaves e veios naturais com padrões únicos dão a base para uma decoração luxuosa no estilo clássico. Os dois modelos mais tradicionais encontrados em uma decoração clássica são o mármore carrara e o travertino.


Iluminação


Produtos de decoração no estilo clássico  (Reprodução: MadeiraMadeira)

No estilo clássico, a iluminação natural é valorizada. Busque sempre usar os conceitos da decoração clássica em ambientes onde a luz natural entre de forma livre e em abundância. A iluminação no estilo clássico precisa remeter à luz usada no passado, parecidas com a luminosidade branda das velas e lamparinas. Por isso, as lâmpadas na cor amarela são predominantes, especialmente na sala de estar, sala de jantar e quartos
 
Além de estar relacionada ao período clássico, a iluminação amarela deixa o ambiente mais aconchegante e intimista, tornando-o ideal para momentos de descanso. Em ambientes como banheiro e cozinha, prefira mesclar as luzes amarelas com as luzes brancas, prezando pela funcionalidade nestes espaços. 
 
Lustres e pendentes são bem-vindos na decoração clássica, desde que utilizados com sabedoria. É importante estar atento à proporção do ambiente. Os lustres com cristais pendurados podem ser considerados como um bom investimento para a decoração.
 
Abajures podem ser usados como pontos focais de iluminação. O ideal é deixá-los ao lado de uma poltrona, para facilitar a leitura, ou ao lado da cama nas mesas de cabeceira. Para eles, o ideal é que o corpo seja em algum material nobre que remeta ao estilo, como o cristal/ vidro trabalhado, ou metálico na cor bronze ou dourado, com uma cúpula em tecido ou seda. 
 
Arandelas, candelabros, castiçais, candeeiros e velas também entram em cena para iluminar os ambientes, trazendo consigo um toque acolhedor. São itens que podem ser usados em mesas laterais, aparadores e mesas de centro, geralmente nas salas de jantar e estar. 


Acessórios, objetos e peças decorativas


Produtos de decoração no estilo clássico (Reprodução: MadeiraMadeira)

Alguns objetos decorativos são a cara do estilo clássico e podem ser considerados como peças essenciais em toda decoração que deseja seguir essa vertente. Espelhos com molduras, adornos em bronze, dourados ou até mesmo prata fazem a complementação do espaço. Vasos de flores e castiçais também trazem um charme ao ambiente, especialmente se forem de cristal.
 
Uma cristaleira grande pode ser preenchida com um belo aparelho de jantar em porcelana, tornando-se um ponto focal na sala de jantar. Pinturas com a temática de natureza morta, ou retratos são uma boa opção para quem gosta de elementos artísticos no décor.
 
É importante buscar simetria nos itens de decoração. Castiçais em ambos os lados de uma mesa ou aparador com um arranjo de flores central, um espelho centralizado e elementos que sejam visualmente semelhantes são ótimas opções. 
 
Esculturas, almofadas, porcelanas, prataria, bustos e livros são destaque no décor clássico. Apesar da grande quantidade de objetos, característica típica do estilo, evite exageros para não pesar na harmonização.


As principais cores e tonalidades no estilo clássico

                                                                                                                                       (Reprodução: Shutterstock)

Originalmente as cores mais fechadas são as que predominam no estilo clássico. Preto, vinho, azul marinho e verde escuro costumam estar presentes em ambientes com esse estilo de decoração. Aqui vale a dica: se o uso excessivo de cores fortes deixar o espaço carregado, aposte em cores mais claras como o branco, bege e rosa claro. 
 
Tons de marrom são voltados para os mobiliários, e para completar a paleta de cores na decoração clássica, não podem faltar os tons metalizados (dourado, prata e bronze). 
 
A mistura de cores em um mesmo ambiente não casa com os atributos da decoração clássica. Matizes muito chamativas e tons contrastantes fogem das composições principais do estilo, mas é possível buscar por inspirações além das cores tradicionais e criar ideias adaptadas ao seu gosto. 


Tecidos e paredes
Produtos de decoração no estilo clássico (Reprodução: MadeiraMadeira)

Em relação aos tecidos, os que possuem maior densidade são mais indicados a este estilo de decoração, como o veludo e a camurça. Eles podem estar presentes nas poltronas, sofás, almofadas, cadeiras, cortinas e até mesmo nas paredes. Caso opte por um tecido estampado, alguns padrões remetem claramente ao estilo clássico, como os arabescos, florais e listras.
 
Para as paredes, podemos revestir os ambientes com um belo papel de parede luxuoso, com uma cor em tom pastel e arabescos prateados/dourados, por exemplo. Obras de arte antigas, temas de natureza morta, retratos e tapeçaria  também podem ser utilizadas para cobrir uma grande parede. 
 
Os tapetes no estilo clássico devem ser espessos e convidativos, geralmente com padrões clássicos. Ambientes aconchegantes pedem cores mais escuras. Em espaços com tonalidades semelhantes, recorra a tapetes com cores mais claras. 


Cuide para não exagerar

Os excessos dentro da decoração clássica podem acabar com seu ambiente. Embora o estilo clássico seja ideal para aplicação em amplos espaços com um pé direito bem avantajado, nada impede que o estilo sirva de inspiração para decoração de uma casa pequena. 
 
Vale ressaltar que não é necessário seguir 100% à risca o estilo de decoração em um ambiente, sob o risco da composição não fazer sentido e tirar a funcionalidade no dia a dia dentro de casa. Peças-chave podem ser utilizadas para dar um toque especial de influência clássica.
 
Uma boa dica para o momento atual, é misturar elementos da decoração clássica com elementos da decoração contemporânea. Em uma sala de estar pequena, podemos seguir com a linha contemporânea utilizando móveis de cores neutras e acabamentos em linhas retas para dar destaque ao uso de duas poltronas que remetem ao estilo clássico, com pernas torneadas, tecido denso e acabamentos dourados.
 
Verifique se determinado objeto realmente faz parte deste estilo antes de incorporá-lo ao ambiente, sempre explorando sua funcionalidade. A mescla entre elementos de outros estilos proporciona resultados incríveis se forem aproveitados com bom gosto. 
 
Por fim, tenha cuidado com o exagero de texturas, relevos, curvas e formas se o ambiente for pequeno, buscando a dosagem certa. Lembre-se: a decoração clássica requer atenção como a maior parte dos outros estilos, então o equilíbrio entre os elementos são essenciais para a harmonização dos ambientes.


*O artigo que você acabou de ler teve a colaboração do arquiteto Gustavo Costa Fernandes, responsável pela categoria de Decoração & Cama, Mesa e Banho na MadeiraMadeira. 

E aí? Gostou das dicas? Então confira uma lista especial de produtos para deixar a decoração no estilo clássico do jeitinho que você sempre sonhou para sua casa:


Leia também:
3 dicas para escolher a iluminação certa para sua casa
Como fazer a decoração da sala de jantar em 4 passos
Golden fever: o que é e como incluir a tendência na decoração
6 dicas de como usar quadros na decoração da sua casa
Passo a passo: como aplicar papel de parede


Compartilhe:


Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.