Entrar ou Cadastrar

Passo a passo: como aplicar papel de parede

Tudo o que você precisa saber para aplicar papel de parede em casa.

Por: Equipe MadeiraMadeira

(Reprodução: Shutterstock)

O papel de parede é uma ótima alternativa para quem quer mudar ou personalizar ambientes. Entre suas principais vantagens, estão: o preço, a fácil aplicação, a durabilidade, a praticidade para troca e a limpeza descomplicada. Porém, caso você decida aplicar o papel de parede por conta própria e sem terceirizar o serviço, é preciso ter atenção em alguns pontos para que a aplicação realmente seja fácil e não vire uma dor de cabeça.

Na hora da escolha, lembre-se que além de analisar a estampa de sua preferência, é necessário ponderar qual dos tipos de papel de parede é melhor para sua casa e para o cômodo em questão. Pensando nisso, a MadeiraMadeira separou uma lista com os principais para que você saiba as diferenças. Confira:



Tipos de papel de parede

(Reprodução: Shutterstock)

- Tradicional (celulose): entre os modelos mais conhecidos, está o papel de parede tradicional. Ele é chamado também de “papel de parede de celulose”, já que possui uma textura de papel. É uma das opções com menor custo, porém com menor resistência também devido ao seu material.
- Vinílico: o papel de parede vinílico é uma opção muito adorada por quem busca durabilidade, uma vez que conta com uma camada de PVC e vinil que, além de facilitar a limpeza, garante a qualidade por anos mesmo em cômodos com muita umidade.
- Adesivo: o modelo de papel de parede adesivo, por ser autocolante, é um dos preferidos por quem quer mais praticidade na aplicação.
- TNT: o papel de parede de Tecido Não Tecido (TNT) é feito com uma mistura de fibras naturais e sintéticas de tecido e celulose. Por conta disso, acaba também sendo uma opção mais durável e resistente até mesmo para ambientes úmidos.
- Texturizado: como o próprio nome diz, alguns papéis de parede possuem texturas e são boas alternativas para criar ambientes com decorações bem diferentes. O papel de parede de veludo, por exemplo, é um dos queridinhos para um cômodo de design clássico. Porém, esses modelos não são tão duráveis e precisam de limpeza específica e muitos cuidados em sua manutenção.


Produtos para aplicar papel de parede (Reprodução: MadeiraMadeira)


Passo a passo: como aplicar papel de parede
Se você quer uma decoração bem feita e com ótimo acabamento, sem estresse ou gastos extras no meio do caminho, se atente ao passo a passo para aplicar o papel de parede em casa de forma correta:

1. Tire as medidas da parede
(Reprodução: Shutterstock)

É muito comum errar as medidas e, consequentemente, o cálculo de quantos metros quadrados de papel serão necessários. Para chegar ao valor correto e não correr riscos de ficar com falhas na sua parede, calcule da seguinte maneira:
A medida da largura da sua parede, multiplicada pela medida da altura da sua parede. O resultado dessa conta é a quantidade de metros quadrados da área desejada. (L x A = total em m²).
Assim, na hora da compra, você sabe quantos metros quadrados precisa preencher e então selecionar qual a quantidade de rolos de papel necessários.



2. Prepare a parede
(Reprodução: Shutterstock)

Antes de colocar o papel de parede, é necessário verificar alguns detalhes no local escolhido: a superfície precisa estar limpa, regular e seca. Caso existam buracos ou outras variações de textura, faça as correções com massa corrida, lixe e deixe tudo nivelado, uniforme e sem pó antes de seguir o passo a passo. Além disso, o recomendado é passar uma mão de tinta branca para garantir ainda mais facilidade e qualidade na aplicação.


3. Prepare o papel
(Reprodução: Shutterstock)

Com a parede já preparada para receber o seu papel, é hora de marcar as medidas e cortar o papel de parede para a aplicação. A recomendação é que, de acordo com as medidas que você calculou da sua parede, utilize uma superfície plana, lápis e régua ou trena para fazer as marcações no verso do seu papel. Leve também em consideração as janelas, interruptores e tomadas do local para que possa cortar antes ou no momento da aplicação.

Em casos de papéis lisos, sem estampas, o ideal é sempre cortar pelo menos com 5cm a mais do que foi calculado em cada extremidade. Já em caso de papéis estampados, você precisa de mais atenção e planejamento prévio para que as estampas se encaixem. Analise como é determinado o início do padrão e se certifique para que a continuidade da estampa seja feita de forma correta. Deixar a margem de segurança de 5cm também é recomendado, mas sempre pensando em manter o padrão da estampa.

*Dica: corte o papel de maneira bem retinha com o auxílio da régua. Um papel torto compromete todo o resultado da sua aplicação.



4. Aplicação e colagem

(Reprodução: Shutterstock)

Caso o seu papel não seja do modelo adesivo, é preciso utilizar a cola própria para essa tarefa. Faça a diluição de acordo com as orientações da embalagem e, com um rolo de pintura ou pincel, passe a cola no verso do seu papel.
A aplicação na superfície deve ser feita rapidamente, para que a cola não seque, e de cima para baixo da parede. Por isso, utilize uma escada e mantenha o cuidado nesse processo.
Posicione o papel no canto superior - sempre lembrando de deixar sobrando a margem de 5cm - e, com a ajuda de espátula ou escova própria, cole pouco a pouco e alise o papel para certificar a fixação na parede e evitar a formação de bolhas de ar. É natural que algumas bolhinhas sutis permaneçam, mas elas podem sumir ao longo dos dias.



5. Finalização
(Reprodução: Shutterstock)

Agora que você já colou o papel em toda a superfície, alise novamente toda a área e pressione os cantos para melhor fixação. Na sequência, corte as sobras com estilete e limpe o excesso de cola das emendas. Muitas pessoas optam por passar, com um rolo de pintura, uma mão de cola na superfície para finalizar. Isso fica ao seu critério!
Deixe secar e aproveite sua parede novinha!



Gostou das dicas? Aproveite para escolher um papel de parede novo para mudar algum cantinho da sua casa:

Leia também:
Como escolher qual é o melhor tecido para sofá?
Passo a passo: como organizar armários de cozinha
Como completar a sua casa na Black Friday da MadeiraMadeira?
Como preparar uma mesa posta: 4 dicas


Compartilhe:

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.