Entrar ou Cadastrar

Decoração Rústica: Simplicidade e Charme do Campo

Descubra este estilo decorativo e torne sua casa mais acolhedora e aconchegante

Por: Equipe MadeiraMadeira

quarto estilo rústico

A decoração da nossa casa diz muito sobre a nossa personalidade e a forma como queremos que nós e outras pessoas se sintam no ambiente. Por isso, o estilo de decoração deve ter relação com o que gostamos, acreditamos e como enxergamos o mundo. 

Se você gosta de uma proposta natural, acolhedora, que traga elementos da natureza para dentro de casa, a decoração rústica é uma opção muito interessante para você. Para entender melhor o que é, quais características e como usar o estilo rústico nos cantinhos da sua casa, confira nossas dicas!

O que é decoração rústica?

A decoração rústica é o combinado de elementos que transmite o equilíbrio perfeito entre conforto, simplicidade e charme. 

Para aplicar esse efeito, usa e abusa de elementos que remetem à natureza, como palha, vime, madeira bruta e tecidos naturais, como o linho e o algodão. 

A iluminação é suave e natural e as cores são aquelas que mais vemos na natureza: tons terrosos, verde e azul. Os móveis rústicos são robustos e os detalhes ficam por conta de acabamentos artesanais e muita textura!

decoração rústica

Como fazer uma decoração rústica 

Quer saber como usar a decoração rústica em cada ambiente da sua casa? Confira só essas dicas e inspirações!

Sala rústica 

Como base da decoração, utilize, preferencialmente tons neutros e terrosos. Para o sofá, escolha tecidos naturais, como o linho e algodão, por exemplo. 

Tapetes e cortinas dos mesmos tecidos deixam o ambiente ainda mais acolhedor e charmoso. Nos móveis, invista nas opções de linhas simples e de madeira robusta, com acabamento escurecido.

Objetos de decoração artesanais fecham a decoração com chave de ouro, adicionando mais charme e deixando a decoração ainda mais interessante. 

sala rústica

Cozinha rústica 

Para deixar a sua cozinha rústica mais charmosa, prefira os tons naturais, como o bege ou verde oliva, por exemplo. Para dar aquele toque acolhedor, opte por uma parede de tijolos ou cerâmica. É lindo e fica um charme!

Ah, armários de madeira e bancadas de pedra natural arrematam a decoração, além de deixar a cozinha funcional e prática. Isso sem contar que são materiais de qualidade e altamente resistentes e duráveis. 

farmhouse

Sala de jantar rústica 

Para decorar uma sala de jantar rústica de forma bonita e harmônica, você pode escolher uma mesa de jantar de madeira maciça com design robusto. 

As cadeiras também podem ser de madeira ou ferro envelhecido. No estofado das cadeiras de jantar, priorize os tecidos naturais, como algodão ou linho. Para dar um toque final, adicione vasos de barro com flores e cestos de vime com frutas secas, além de velas perfumadas e um belo lustre

sala de jantar rústica

Quarto rústico 

O quarto rústico é romântico, acolhedor e super intimista. A cabeceira da cama pode ser de madeira em um tom envelhecido ou de ferro. As duas opções são charmosas e modernas. 

Invista também em mantas e almofadas de linho e algodão. Um tapete de sisal, por exemplo, deixa o ambiente mais interessante e bonito. Para deixar a iluminação intimista, invista em luminárias e velas. 

quarto rústico

Banheiro rústico 

Para dar um toque rústico na decoração do banheiro, aposte em revestimentos de tijolos, bancadas de pedra natural e pias e torneiras com design vintage. 

Espelhos para banheiro com moldura de madeira, com detalhes entalhados ou acabamento bruto deixam a decoração ainda mais bela e interessante. 

Para deixar o ambiente acolhedor, adicione alguns objetos e acessórios decorativos, como vasos de barro ou cerâmica com flores, velas aromatizadas e cestas de vime ou palha para organizar itens de higiene pessoal. 

banheiro rústico

Jardim rústico 

A decoração rústica traz consigo muitos elementos e referências à natureza. Por isso, tem tudo a ver com o jardim. Aposte em um caminho de pedras naturais ou de casca de árvore. Se quiser uma abertura, invista em pergolados, que podem ser iluminados, deixando o ambiente bastante charmoso durante a noite. 

jardim rústico

Como deixar um ambiente rústico 

Se quiser decorar outros ambientes com o estilo rústico, você pode usar algumas táticas, que funcionam muito bem para todo tipo de ambiente: 

Móveis rústicos

Os móveis do estilo rústico são capazes de quebrar a formalidade do ambiente, trazendo calor, harmonia e uma sensação de acolhimento. 

Geralmente, têm o design simples e são robustos e imponentes. São de madeira, ferro envelhecido, couro ou pedra. Além disso, o acabamento dos móveis rústicos é bruto, destacando as texturas e imperfeições naturais do material. 

móveis rústicos

Revestimento 

Os revestimentos rústicos também destacam as imperfeições dos móveis e, geralmente, são de cores naturais, como terracota, marrom, verde oliva e bege. O acabamento é envelhecido ou desgastado, trazendo autenticidade, personalidade e muito charme para a decoração. 

Os revestimentos mais utilizados são os de tijolos, pedra natural, textura de reboco, revestimentos de bambu ou palha e azulejos hidráulicos. 

revestimentos

Iluminação 

A iluminação de um ambiente com decoração rústica é acolhedora, natural e intimista. Por isso, invista em fontes de iluminação natural, como janelas e telhas de vidro, por exemplo. No caso da iluminação artificial, use e abuse de velas e luminárias, principalmente com luz amarelada. 

iluminação

Objetos de decoração 

Os artigos decorativos dão aquele toque final na decoração, trazendo calor e personalidade e acabam transformando a casa em um lar, concorda? Por isso são tão importantes! Na decoração rústica os objetos de decoração artesanais são o carro chefe. 

Vale usar obras de arte de artesãos locais, almofadas de linho e algodão, vasos de barro e cerâmica. Não se esqueça de apostar também em flores e plantas. Elas trazem beleza e vida ao ambiente, conferindo um ar de casa de campo.

objetos de decoração rústicos

Paleta de cores

As cores são aquelas mais presentes na natureza: azul, verde, bege, marrom e terracota. Os tons neutros e terrosos são capazes de deixar qualquer ambiente mais intimista, além do mais, transmitem comodidade e conforto. 

paleta de cores

A decoração rústica é um charme, não é mesmo? Bonita, original, eclética e ainda proporciona conforto, transmitindo paz e acolhimento. A escolha ideal para um lar cheio de amor e sintonia. Que tal apostar nesse estilo para decorar a sua casa?

Leia também

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.