Inspire-se com as tendências de decoração para 2022




(Reprodução: Shutterstock)

As tendências, de certa maneira, refletem o comportamento e modo de vida da sociedade. Por isso, acompanhá-las é sempre uma boa pedida para ajudar nas escolhas do que está em alta e combina com seu estilo de vida, tanto no design, decoração, arquitetura, moda e em muitas outras áreas. E, a cada ano que se encerra, muitas são as pesquisas e análises sobre quais as apostas estão bombando para o ano seguinte. 

Sobre 2022, já existem várias tendências que prometem! Ao se falar em decoração e arquitetura, são muitas as características que estão atraindo a atenção de quem ama esse universo. Pensando nisso, a MadeiraMadeira separou as principais tendências de decor previstas para 2022 para você se preparar. Confira:


Quanto mais funcionalidade, melhor
(Reprodução: Shutterstock)

Não há nada como uma casa equipada para mudanças, né? Está cada vez mais comum a produção de móveis multifuncionais e versáteis, a fim de proporcionar liberdade criativa ao consumidor e para que exista flexibilidade para montar da melhor maneira a disposição de cada item no ambiente. Pensando nisso, os móveis multifuncionais, que já estão em alta, devem ser cada vez mais um destaque nas casas das pessoas que desejam otimizar espaços e ajustá-los de acordo com o dinamismo do dia a dia. A ideia é montar ambientes aconchegantes e funcionais, por isso, aposte em móveis com rodinhas, dobráveis, múltiplas funcionalidades e tudo que possa facilitar a sua rotina!


Tons e elementos naturais
(Reprodução: Shutterstock)

A mudança para estilos de vida mais saudáveis é um movimento crescente em diversos aspectos, que inclusive é acompanhado do interesse em conceitos como sustentabilidade, consumo consciente e proximidade com a natureza. Na decoração, isso também está em alta! Além disso, incorporar a natureza e seus elementos na decoração de casa é uma boa opção para quem deseja montar ambientes acolhedores e harmônicos. Como uma maneira de trazer vida ao espaço, essa tendência proporciona o equilíbrio entre texturas e misturas de estilos, pensando em proporcionar uma calmaria visual e uma vida mais sustentável e leve
Existem infinitas opções a serem exploradas em cada ambiente, seja através de matérias dos móveis de aspecto natural, tons terrosos ou até mesmo utilizando plantinhas na decoração.


Aposte no conforto
(Reprodução: Shutterstock)

Principalmente durante a pandemia do  covid-19, ficar em casa se tornou algo essencial. Em decorrência disso, a estética “comfy”, do inglês "confortável", se popularizou ainda mais rapidamente pelo fato de que ter um lar aconchegante, funcional e acolhedor passou a ser prioridade total no momento. Existem vários elementos que oferecem conforto para o ambiente: iluminações bem pensadas, decorações com cores neutras ou em tons pastéis, almofadas, mantas e tapetes, além de cantinhos exclusivos para descanso, são todas ideias para tornar seu lar ainda mais aconchegante.

Sugestão: no seu cantinho aposte em coisas que te tragam paz e serenidade. Ele pode ser um canto do café, um canto zen composto por almofadas e puffs, velas aromáticas e elementos parecidos, ou até mesmo uma área externa bem completa na sua casa. 


A tecnologia ao seu favor
(Reprodução: Shutterstock)

A fim de otimizar o tempo em tarefas rotineiras, ou até mesmo concluí-las com mais assertividade, uma das maiores tendências para 2022 são as casas tecnológicas. Utilizando tudo que existe de mais novo no mercado, a automação residencial vem para auxiliar na integração de ambientes, garantir mais conforto e principalmente praticidade no dia a dia. Além das assistentes virtuais, que utilizam inteligência artificial para a realização de tarefas, existem diversos eletrodomésticos e eletroportáteis que otimizam a limpeza e auxiliam em toda a segurança residencial, como por exemplo: aspirador de pó robô, lâmpadas inteligentes, fechaduras eletrônicas e muito mais.


O dourado voltou com tudo
(Reprodução: Shutterstock)

Ele está de volta! Agora não somente no mundo da moda, a sofisticação e elegância do dourado também está mais presente nas escolhas para design de interiores. E para inserir o "golden fever", do inglês: a "febre do dourado", com sutileza e elegância no ambiente, não exagere na dose. O ideal é utilizar em deta lhes e objetos de decoração que não deixem o ambiente pesado, para que o espaço sejaharmônico e sofisticado! Uma boa ideia que também já está em grandes perfis de decoração na internet, são os móveis com detalhes dourados: ferragens, puxadores, rodinhas e muito mais.


Estilos de decoração com mais destaque
(Reprodução: Shutterstock)

Essa trindade não poderia deixar de ser comentada! Os estilos Minimalista, Rústico e Retrô -que também já  fizeram o maior sucesso em outros anos-, estão entre os mais falados para as tendências de 2022. E, independente de qual estilo é seu preferido, seja a sutileza do minimalismo, as plantas e texturas do rústico, ou a clássica elegância do retrô, o conforto e a funcionalidade podem fazer parte de cada ambiente do seu cantinho. Por isso, aposte em um estilo que combine com sua personalidade e gosto pessoal, assim você pode adaptá-lo de acordo com seu jeito e de forma atemporal.


Lembre-se: vale sempre acompanhar as tendências e, ao invés de apenas replicá-las em casa, buscar inspiração para combinar as características delas com o que você gosta. Assim, sua casa vai sempre fazer sentido com o seu estilo, independente da tendência do ano.
Aproveite e confira uma lista especial com alguns produtos que têm tudo a ver com tendências de decor para o próximo:


Leia também:

A sala de jantar completa para as confraternizações de fim de ano
Espaço gourmet: o que é e como montar um na sua casa
Decoração para banheiros
Como fazer a decoração da sala de jantar em 4 passos


Compartilhe

Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.