Entrar ou Cadastrar

Fornos

(1.424 produtos encontrados)
Entrega MadeiraMadeira54
Super Oferta163
Frete Grátis Sul/SP/MG/ES1
Frete Gratis SP3
Frete Gratis SP Capital3
*Consulte ofertas participantes e adquira mais informações sobre os fretes na página termos Madeira Madeira

*Consulte mais detalhes e condições da garantia CabeCasa na página termos de garantia.

Forno

Com a crescente preferência pelo fogão cooktop, a escolha do forno deve ser feita de forma separada. O forno serve, sobretudo, para assar alimentos, por isso, este eletrodoméstico é essencial em qualquer cozinha, seja para cozinhas grandes ou pequenas, seja para cozinheiros de primeira viagem ou mais experientes — existe um forno ideal para cada caso.

Na hora de escolher o forno ideal para a sua cozinha, além de avaliar o design, tipo de forno e recursos, você deve considerar a sua demanda para escolher a capacidade ideal, que te atenda. Como existem muitas opções atualmente no mercado, preparamos esse guia para te ajudar na escolha do forno ideal para a sua casa.

Como escolher o forno?

Na hora de escolher o forno perfeito para a sua cozinha, observe alguns pontos importantes:

Tipos de forno

  • Forno de embutir

O forno de embutir é a melhor opção para quem deseja uma cozinha planejada, com espaço bem otimizado. Ele vai ser instalado dentro da banca, só ficando de fora a porta para abertura. Você pode instalá-lo logo abaixo do seu cooktop, deixando a cozinha elegante e sofisticada.

  • Forno de bancada

O forno de bancada é colocado sob a bancada, inclusive, é ideal para quem muda de casa com frequência e precisa de um eletrodoméstico versátil.

  • Forno micro-ondas

O forno micro-ondas é muito prático e agiliza a rotina. Feito para o aquecimento rápido de alimentos prontos, pode ser colocado sob a bancada e armários ou embutido em uma área apropriada.

  • Forno de pizza

O forno de pizza é desenvolvido especialmente para assar pizzas. Pode ser um forno à lenha, forno a gás ou elétrico, forno de embutir, forno de bancada ou de chão.

  • Forno industrial

O forno industrial é fabricado com material diferente do forno convencional. Além do mais, tem alta eficiência e maior rapidez na hora de assar os alimentos.

Capacidade do forno

Na hora de escolher a capacidade do forno, você deve levar em consideração se mora com mais pessoas ou se faz receitas em grande quantidade.

Para quem mora só, um forno com capacidade de 10 L pode ser suficiente se você não cozinha com bastante frequência.

Para casais ou pessoas que têm uma demanda maior, o indicado é um forno de 18 a 30 L. Agora, se você tem uma família grande, invista em um forno de 46, 50 ou 60 L.

Recursos

Além de assar os alimentos, o forno pode apresentar outras funcionalidades:

  • Grill

Alguns tipos de forno contam com o grill como recurso, o que permite assar, gratinar ou dourar alimentos por ondas de calor geradas por irradiação.

  • Timer

O timer permite que você programe o tempo em que o alimento ficará no fogo. Ao atingir o tempo determinado, o forno vai emitir um sinal sonoro e será automaticamente desligado.

  • Forno limpa fácil

O forno limpa fácil tem uma estrutura interna lisa, que permite limpar com facilidade gorduras e restos de alimentos.

  • Forno autolimpante

O forno autolimpante tem a funcionalidade, através de uma reação química, de eliminar pequenos restos de comidas ou gorduras oriundas do preparo dos alimentos.

Forno a gás ou forno elétrico, qual o melhor?

Hoje em dia existem opções de forno elétrico de embutir, forno elétrico de bancada, forno a gás de embutir e forno a gás de bancada. Por isso, as pessoas costumam ficar em dúvida sobre qual a melhor opção. Aqui, vamos te apresentar as vantagens e desvantagens de cada um:

  • Forno a gás:

O forno a gás é mais barato, economiza mais energia e é indicado para preparo de receitas mais demoradas. Contudo, exige cuidados quanto ao vazamento de gás.

  • Forno elétrico:

O forno elétrico, por conta da distribuição de calor em seu interior, assa os alimentos de maneira mais uniforme quando comparado ao forno a gás.

Depois de desligado, o forno elétrico retém o calor por mais tempo. Contudo, demora mais para alcançar a temperatura desejada e pode comprometer a receita em caso de falta de energia.

FAQ