Entrar ou Cadastrar

Parafusos

(3.753 produtos encontrados)
Entrega MadeiraMadeira1
Super Oferta231
Frete Grátis Sul/SP/MG/ES17
*Consulte ofertas participantes e adquira mais informações sobre os fretes na página termos Madeira Madeira

*Consulte mais detalhes e condições da garantia CabeCasa na página termos de garantia.

Parafuso

O parafuso é uma peça em formato de cone ou cilindro, utilizada para a fixação. Pode ser utilizado para fixar objetos à parede, madeira ou ferro, por exemplo. Também podem ser utilizados para armar ou montar peças de móveis, bem como para montar painéis e outras estruturas. 

Apesar de ser um item simples, o parafuso está disponível em uma enorme variedade de tipos, que podem variar a depender da finalidade. Por isso, embora pareça uma tarefa simples, a escolha do parafuso demanda alguns conhecimentos básicos. Confira abaixo as principais dicas para acertar na escolha do parafuso: 

Tipos de parafuso

  • Parafuso de pressão 

O parafuso de pressão é fixado por meio da pressão entre a ponta do parafuso e a estrutura na qual o parafuso vai ser fixado. 

  • Parafuso passante 

Este tipo de parafuso atravessa toda a peça a ser fixada. Pode ou não ter cabeça. No caso deste tipo de parafuso, geralmente, usa-se também porcas, que são estruturas cilíndricas que servem para serem encaixadas no parafuso, aumentando a sua capacidade de fixação. 

  • Parafuso não passante

Esse é um tipo de furo mais curto, que não atravessa toda a estrutura da peça e não há a necessidade do uso de porca. 

  • Parafuso prisioneiro 

Este tipo de parafuso não tem rosca nem cabeça. Por isso é indicado para fixar estruturas que são montadas e desmontadas constantemente. 

Formatos de parafuso: qual escolher? 

  • Parafuso de cabeça sextavada 

Este tipo de parafuso tem a cabeça em formato de hexágono e é apertado com uma chave inglesa. 

  • Parafuso de cabeça cilíndrica 

O parafuso de cabeça cilíndrica tem o formato da cabeça arredondado e pode ser apertado com uma chave de fenda. 

  • Parafuso de cabeça chata

Este tipo de parafuso conta com uma cabeça plana que fica do mesmo nível da superfície da estrutura na qual o parafuso será fixado. 

  • Parafuso de rosca métrica 

O parafuso de rosca métrica é mais indicado para construções e projetos mecânicos. 

  • Parafuso autorroscante

O parafuso autorroscante tem uma ponta afiada, que permite que ele mesmo perfure o material conforme vai sendo apertado. 

Como acertar no tamanho do parafuso?

Na hora de escolher o tamanho do parafuso, considere o comprimento e o diâmetro do parafuso. Para isso, você deve ter uma ideia das medidas da estrutura a ser fixada. 

Para a escolha do comprimento ideal, você deve optar por um parafuso que seja capaz de perfurar a primeira peça e boa parte da segunda. 

Já a escolha do diâmetro varia conforme o tipo de material a ser fixado. Para peças em madeira, por exemplo, com espessura de 12 mm, você deve optar por um parafuso de 3 mm de diâmetro. 

FAQ