Entrar ou Cadastrar

+20 Tipos de flores para casa: guia completo

Decoração de interiores com flores: elegância, charme e beleza

Por: Equipe MadeiraMadeira

flores coloridas

As flores são capazes de transformar qualquer lugar e deixar a casa mais convidativa, colorida, cheirosa e cheia de vida. Tudo que a gente quer para o nosso cantinho, não é mesmo? 

Como existe uma variedade de flores, que variam em forma, tamanho, cores, estilo e estação, preparamos um guia com mais de 20 tipos de flores para deixar a decoração da sua casa ainda mais bonita e sofisticada. Acompanhe!

Como usar flores na decoração

Por serem variadas e versáteis, as flores combinam com diversos estilos de decoração, além disso, ajudam a compor ambientes diversos, desde os mais clássicos aos mais modernos e criativos. Confira nossas sugestões: 

Arranjo de flores 


Os tradicionais arranjos de flores, frequentemente colocados em vasos de vidro ou cerâmica, são uma opção atemporal, não tem erro. Podem ser colocados sobre a mesa de jantar, mesa de centro ou buffet. Invariavelmente, os arranjos de flores trazem cor e vida ao ambiente e ainda ajudam a criar uma atmosfera mais sofisticada e elegante. 


Flores em vasos pequenos 

Se você prefere uma opção mais singela e minimalista, espalhe vários vasos de flores pela casa. Em vez de usar vasos grandes, priorize vasos menores, com menos flores. Deixe o vaso sobre a bancada do banheiro, mesa lateral, mesa de cabeceira, bancada da cozinha e estantes ou prateleiras. Esse artifício ajuda a dar cor e vida ao ambiente, sem acrescentar tanta informação, mantendo uma certa sobriedade. 

Além disso, é ideal para quem quer fazer um mix de flores com outros objetos decorativos, como livros, esculturas e fotografias. 

Jardins verticais 

Os jardins verticais são ótimos para trazer aconchego aos ambientes, principalmente locais pequenos, que precisam ser melhor aproveitados. Diversos espaços podem ter um jardim de inverno como complemento, seja sala, quarto ou varanda. 

Quadros de flores

Se você quer fugir do óbvio e trazer personalidade e criatividade para a decoração da sua casa, aposte nos quadros decorativos, que são molduras com flores secas ou artificiais. Deixam a decoração super charmosa e podem ser usados em qualquer ambiente, além disso, não demandam cuidados e manutenção. 


Corredores e hall de entrada

Nos corredores e hall de entrada, você pode usar vasos ainda maiores direto no chão. Deixam o ambiente mais convidativo e preenchem com vida aqueles espaços vazios e sem graça. 

flores na sala

Tipos de flores

Conheça agora os principais tipos de flores, suas características e veja como é simples transformar a decoração da sua casa. Confira nossas dicas: 

1. Girassol

flor girassol

O girassol é um tipo de flor alegre e vibrante, que transmite energia e vitalidade. Como tem grandes flores amarelas, é perfeita para exibir em um vaso grande de cerâmica branco. Para deixar a decoração ainda mais elegante, coloque o vaso sobre uma superfície de madeira, como mesa ou buffet aparador. 

2. Tulipa

flor tulipa

As tulipas são simples e sofisticadas. Ideais para quem quer compor uma decoração mais clean e elegante. Combina com estilos mais clássicos ou modernos. Além disso, a tulipa simboliza o amor perfeito e o renascimento. 

3. Margarida

flor margarida

As margaridas trazem delicadeza, suavidade e um toque natural para a decoração. Simboliza juventude e sensibilidade. Essa flor é ideal para ambientes com decoração rústica. As margaridas brancas e amarelas formam um contraste bonito com ambientes com muita madeira. 

4. Rosa

flor rosa

A rosa é uma opção clássica e cheia de personalidade. Elegantes e imponentes, são versáteis e românticas. Deixam o ambiente perfumado e trazem beleza descomplicada à decoração. Faça um mix com vários tons de rosa - fica elegante e fora do comum!

5. Orquídea

flores orquídeas rosas

Elegantes, sofisticadas e exóticas, as orquídeas roubam a cena na decoração. Disponível em uma variedade de cores, é a flor ideal para quem não abre mão do requinte na decoração. Simboliza a beleza, o equilíbrio e a elegância. 

6. Lírio

flor lírio no vaso

O lírio é uma flor grande, cheirosa e que transmite romantismo, pureza e inocência. Como tem flores grandes e altas, é ideal utilizar um vaso grande e comprido. Em um vaso bonito, coloque os lírios em uma mesa de centro e mescle com livros, fotografias e outros objetos de decoração. Fica muito elegante! 

7. Gérbera

gérberas rosas e laranjas sobre a mesa

A gérbera é outro tipo de flor alegre e vibrante, que enche o ambiente de cor e vida. Como não poderia ser diferente, transmite alegria, simplicidade, nobreza e amor. Monte um arranjo bonito e colorido com gérberas e coloque naqueles cantos da casa que precisam de um toque de cor. 

8. Violeta

flor violeta


A violeta é uma flor pequena e delicada, mas que, por ter a cor marcante, traz impacto para o ambiente. Roxas e delicadas, ajudam a harmonizar o ambiente, com beleza e simplicidade. Coloque a violeta em um vaso pequeno e use para decorar estantes ou prateleiras. Dá um toque de cor e criatividade. 

9. Narciso

flor narciso

Brancas ou amarelas, trazem frescor e cor ao ambiente, ideal para decorações suaves com cara de primavera e verão. Em um vaso de cerâmica azul, coloque um belo arranjo de flores de narciso amarelas. Cria um contraste bonito e clássico que traz vitalidade e energia para qualquer ambiente. 

10. Papoula

flor papoula


A papoula é um tipo de flor com pétalas delicadas e coloridas, que traz um ar romântico e suave à decoração. Transmitem paz e tranquilidade e são ótimas opções para decorar a mesa de uma refeição especial com as pessoas amadas. 

11. Copo-de-leite

flor copo de leite

Elegantes e sofisticadas, o copo-de-leite é um tipo de flor que simboliza a paz, tranquilidade e calma. Por essas razões, é uma opção interessante para quem está em busca de flores para ambientes minimalistas. 

12. Flor de lótus

flor de lótus rosa

A flor de lótus é uma flor aquática e perfumada, com pétalas delicadas. É uma boa alternativa para quem quer decorar jardim inverno ou trazer uma proposta mais zen e natural. Se deseja criar um cantinho de meditação e reflexão, a flor de lótus inspira calma e tranquilidade para esses momentos. 

13. Flor de maio

flores de maio


A flor de maio é um tipo de flor pendente com pétalas coloridas e vibrantes. Transmite feminilidade, sensibilidade e intuição. Como é uma flor pendente, é uma opção interessante para jardins verticais ou para decorar nichos e prateleiras. 

14. Flor de lis

flor de lis

Símbolo do luxo e da realeza, a flor de lis está relacionada à luz e pureza. É uma opção discreta e sofisticada. Por isso, é indicada para decorar escritórios e consultórios. 

15. Flor de deserto

flor do deserto rosa
Bonita, resiliente e exótica, a flor de deserto chama bastante atenção. Pela sua exuberância se destaca em qualquer ambiente. O ideal é usar esta bela flor em ambientes externos para conferir cor e vida para varandas ou jardins. 

16. Cravo

flor cravo vermelho

É uma flor cheia, muito perfumada e disponível em várias cores. Em algumas culturas, o cravo está associado à capacidade de atrair bênçãos e boa sorte. Em um vaso de vidro ou cerâmica, coloque um arranjo de cravo cor de rosa na penteadeira ou bancada do banheiro. Traz beleza, suavidade e um toque de romantismo. 

17. Amor-perfeito

flor amor perfeito

Com pétalas pequenas e cores vibrantes, o amor-perfeito é um tipo de flor associada ao amor romântico e duradouro. Diferentes e dramáticas, trazem um toque de criatividade e modernidade à decoração. 

18. Azaleia

flor Azaleia

A azaleia é um tipo de flor campestre e colorida, ideal para decorar ambientes externos ou com decoração mais rústica. Quer uma flor para deixar a sua cozinha mais colorida e alegre? Aposte na azaleia. Transmite amor e conexão com a natureza. 

19. Hibisco

flor hibisco


A flor de hibisco é alegre, vibrante, cheia de vida e personalidade. São grandes e imponentes. O ideal é utilizar esta flor na decoração de varandas e jardins. Essa espécie prefere locais quentes e tropicais. 

20. Onze-horas

flor onze-horas

A onze-horas é uma flor pequena e colorida que se abre ao meio dia com o calor. Por isso, estimulam a apreciar a vida, se conectar com o presente e ter consciência de que a vida passa rápido e deve ser bem aproveitada. 

Para ser criativa e usar a decoração como gesto de amor, coloque um arranjo de flor onze-horas na mesa de trabalho do escritório. Assim, todos podem ser agraciados com a beleza e significado da flor. A vida é agora! 

21. Dália

flor Dalia

A dália é uma flor grande, cheia de pétalas e bastante pomposa. Simboliza a resiliência e superação das adversidades. São sofisticadas e elegantes, ideais para decorar a sala de estar. Você pode colocá-la em um vaso bonito sobre aparador ou em um vaso maior e colocá-la no hall de entrada. 

22. Hortênsia

flor hortensia

A hortênsia é um tipo de flor romântica. Não à toa que é tão usada na decoração de casamentos. Disponível em várias cores, principalmente tons pastel, é uma flor interessante para quem quer uma decoração provençal. Traz leveza e cor, sem pesar no ambiente, ideal para locais amplos, com bastante iluminação natural e cores claras. 

23. Amarilis

flor amarilis

A amarílis é uma flor grande, comprida e vistosa. Em vasos grandes, podem ser colocados na entrada da casa ou ao lado do sofá, deixando o ambiente mais colorido e caloroso. É um símbolo da saudade da pessoa amada. Por isso, também podem ser usadas como um presente ou lembrete para quem você ama. 

24. Flor de cerejeira

flor de cerejeira

A flor de cerejeira é um símbolo da renovação. Tem flores pequenas e rosadas, que trazem charme e delicadeza ao ambiente. Em um vaso de vidro, coloque a flor de cerejeira para decorar mesas, cristaleiras, aparadores e mesas laterais. Se quiser uma opção ainda mais colorida, misture a flor com outras flores sazonais. 

Como escolher o vaso de flores para casa?

Na hora de escolher o vaso de flores para a casa, além do estilo do vaso, que deve combinar com os demais itens de decoração, observe alguns pontos: 

  • Tamanho do vaso 

Você encontra vasos dos mais diversos tamanhos. É importante que o tamanho do vaso seja proporcional ao local onde vai ficar, além de ser suficiente para aportar a flor. 

  • Drenagem 

Algumas flores e plantas precisam de um ambiente drenado. Por isso, é importante que o vaso tenha furos para drenar a água. 

  • Material 

Os vasos podem ser de plástico, porcelana, cerâmica ou barro. A escolha do tipo ideal depende do local onde o vaso vai ficar. Por exemplo, vasos de plástico e barro são boas opções para jardins porque são duráveis e resistentes. 

Já os de porcelana, cerâmica e vidro são indicados para ambientes internos porque trazem um ar de delicadeza e sofisticação. 

As flores são como a cereja do bolo da decoração porque trazem beleza, cor, vida e personalidade. Por isso, independente do estilo do ambiente, não hesite em usar flores e plantas na decoração. 

flores no vaso de vidro

Gostou das dicas? Então, comece agora mesmo a transformar o seu ambiente com a beleza das flores! 

Leia também

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.