Entrar ou Cadastrar

Portas de Madeira

Portas de Madeira

(2.393 produtos encontrados)
Entrega MadeiraMadeira1126
Super Oferta79
Frete Grátis Sul/SP/MG/ES19
Frete Gratis SP393
Frete Gratis SP Capital393
*Consulte ofertas participantes e adquira mais informações sobre os fretes na página termos Madeira Madeira

*Consulte mais detalhes e condições da garantia CabeCasa na página termos de garantia.

Porta de madeira

A escolha da porta de madeira correta pode ser influenciada principalmente pelo ambiente onde ela será instalada, mas também por aspectos, como tipo de abertura, material e nível de segurança desejado.

Considere estes pontos na hora de escolher a porta perfeita:

  • Ambiente (externo ou interno)
  • Tipo de abertura
  • Material
  • Privacidade e segurança

Como escolher a porta de madeira de acordo com o ambiente?

Alguns ambientes, como banheiros, cozinhas e áreas de serviços, estão expostos a umidade e mudanças de temperatura, portanto, é indicado escolher uma porta com maior estabilidade dimensional, como portas semi-ocas, no caso das portas de madeira. Dormitórios precisam de privacidade e controle de luminosidade, principalmente se tiverem uma porta balcão no lugar da janela, portanto precisam de uma veneziana. A porta de madeira é perfeita para a entrada da casa, quarto, sala e banheiro.

Porta de entrada

Por ser a porta principal da casa, priorize 3 fatores: segurança, beleza e resistência a intempéries (se a porta fica exposta a ação do tempo). Para efeito de impressionar convidados, devem ser consideradas portas amplas, convidativas e robustas, como a porta pivotante, por exemplo. As portas pivotantes têm mais de 90cm de largura e por serem imponentes costumam valorizar a decoração, assim como as portas duplas com abertura central.

Tipos de abertura de porta

Porta de correr

Existem vários tipos de portas de correr de madeira, e a escolha vai depender do objetivo e do ambiente.

Porta de correr de sobrepor

Existem versões de madeira ou metálica (aço ou alumínio). O kit geralmente é composto por um trilho e por uma porta. A instalação da porta de correr é de sobrepor, fixando o trilho na parede, utilizando um vão existente.

Porta de madeira de correr para varanda

Utilizadas em varandas de áreas comuns, onde não é necessário a utilização de venezianas para controlar a luminosidade do ambiente.

Porta balcão de madeira (de correr ou de giro, com veneziana)

As portas balcão contemplam as venezianas, permitindo a instalação em ambientes que necessitem de privacidade e controle de luminosidade, como dormitórios ou salas de TV. As venezianas também garantem um nível extra de segurança, pois as portas internas geralmente são de vidro.

Portas pantográficas de madeira

As portas pantográficas de madeira, da mesma maneira que as portas camarão, economizam espaço na hora da abertura, portanto são indicadas para ambientes pequenos ou onde se deseje grande amplitude na abertura, pois o mecanismo permite a abertura praticamente total das folhas. Quando acompanhadas de venezianas são recomendadas para dormitórios.

Portas de segurança

Recomendadas para uso na porta de entrada, ou em ambientes específicos que requeiram maior segurança. Tem construção robusta e usam fechaduras com mais pontos de travamento para garantir maior resistência a arrombamentos.

Material da porta de madeira

As portas de madeira podem ser classificadas em 4 tipos:

  • Portas maciças: construídas de partes de madeiras nobres, são pesadas e robustas, recomendadas para uso externo, principalmente como portas de entrada.
  • Portas sólidas: são construídas com pedaços de madeira menos nobres, como pinus, e também são robustas e resistentes, podendo ser utilizadas em áreas externas, mas tem menor resistência a umidade do que uma porta maciça.Também existe outro tipo de portas sólidas, preenchidas com um material composto de madeira prensada (Bondoor) que promove isolamento térmico e acústico. Ideais para utilização em quartos e banheiros, porém tem custo mais elevado do que as portas Sarrafeadas ou Semi-Ocas.
  • Portas sarrafeadas: são fabricadas usando ripas de madeira, garantindo uma superfície uniforme e são mais resistentes do que as portas semi-ocas, mas menos do que as portas sólidas ou maciças. São recomendadas para uso interno, porém em apartamentos, também são utilizadas em portas externas, devido ao menor nível de segurança exigido.
  • Portas semi-ocas: São portas leves, com grande estabilidade dimensional (grande resistência a empenamento). Tem espessura uniforme, devido ao processo e aos materiais utilizados, e são muito versáteis, sendo recomendadas para qualquer ambiente interno que não esteja exposto a umidade (quartos, salas e corredores).

Diferentes espessuras de portas de madeira

Portas de madeira são encontradas em diversas espessuras, sendo as mais comuns as portas com 35mm. As opções mais baratas têm 30 ou 31mm de espessura, porém não são normatizadas. Elas são menos robustas e não são recomendadas para ambientes comerciais que necessitem de qualquer tipo de auditoria.

É necessário adquirir batentes de acordo com a espessura da folha de porta ou, no caso de uma reposição, é necessário medir o batente para saber qual espessura de porta comprar.

Diferentes batentes para porta de madeira

Batente de madeira

Batentes de madeira, desde que com o acabamento e a manutenção adequadas, são recomendados para áreas externas e internas, devido à resistência à umidade que a madeira proporciona.

Batente de MDF

Existem basicamente 2 tipos de MDF no mercado, o MDF comum, que não tem resistência nenhuma a umidade, portanto não pode ser instalado numa porta de banheiro, por exemplo, e o MDF “Ultra” que tem maior resistência a umidade, permitindo a instalação em áreas úmidas. Porém, nenhum tipo de MDF resiste ao contato direto com a água.

Batente de aço

O aço é reconhecido por sua resistência, e no caso dos kits de porta com batente de aço, eles garantem robustez e baixo custo, sendo uma ótima opção para quem necessite de um produto com bom custo benefício.

Batente de alumínio

As portas de madeira com batente em alumínio são opções de baixo custo e para utilização em drywall ou divisórias, devido a sua espessura reduzida do batente.

O que são batentes reguláveis?

Batentes reguláveis permitem a instalação do kit em paredes de diversas espessuras, possibilitando maior versatilidade na hora da compra. Deve se atentar a variação que o batente permite, como na imagem abaixo:

Tipos de acabamento para portas de madeira

  • Crua: porta sem acabamento, geralmente de madeira e vai precisar de seladora ou verniz para acabamento e impermeabilização.
  • Selada: porta de madeira acabada, com finalização em verniz ou seladora.
  • Primer: porta semi-acabada, com uma camada de tinta base preparada para receber a pintura final.
  • Laqueada: porta com acabamento final, pintura laqueada de alto padrão.
  • Melamínico: porta com acabamento final. Portas de madeira com este tipo de acabamento são geralmente portas semi-ocas, que possuem uma chapa de HDF (MDF de alta densidade) revestida por uma folha melamínica, que imita uma tonalidade de madeira (ou cor).

Tamanho do vão

Na hora de comprar uma porta de madeira, é importante saber o tamanho do vão onde ela será instalada, seja na compra de uma porta nova ou reposição.

Não existe uma regra única para o tamanho do vão, ou da folga entre a esquadria e o vão de assentamento.

Cada fabricante tem uma recomendação, dependendo do tipo de instalação! Portanto é fundamental consultar o site ou manual de instalação do fabricante, e especificamente do modelo de porta a ser adquirido.

Recomendamos entrar no site do fabricante (quando o manual não está disponível na página do produto).

Como medir o vão da porta?

Para tirar as medidas do vão, ele precisa estar acabado, nivelado, esquadrejado e prumado - isso vai garantir a perfeita estabilidade e estanqueidade da esquadria.

Como saber o lado de abertura da porta?

O lado de abertura é definido olhando do lado de fora do ambiente para dentro, pois as portas devem abrir para dentro do ambiente.

Então, estando do lado de fora do ambiente, se a porta abrir com a sua mão direita, ela é uma porta direita, se abrir com a mão esquerda, é uma porta esquerda.

Portas externas ou portas de entrada

A porta externa ou porta para sala é a última barreira de proteção para impedir alguém de entrar em sua casa, portanto, este tipo de porta exige um maior grau de segurança, maior robustez contra arrombamentos, fechaduras externas, grades (quando elas tem vidro) ou até algum nível de blindagem. A resistência a intempéries deve ser levada em consideração também, se a porta ficar exposta às condições climáticas (umidade e água).

Na escolha de uma porta externa de madeira, opte por portas de madeira maciça ou sólidas, que vão permitir maior robustez e resistência a umidade. Na escolha por portas de outros materiais, leve em consideração as características básicas de cada material.

As esquadrias de aço, apesar de um custo mais baixo, tem menor resistência à corrosão, não sendo recomendadas para regiões litorâneas, por exemplo, enquanto as esquadrias de alumínio e o PVC tem maior resistência a corrosão, portanto são indicados para qualquer região.

Portas Internas

Portas internas, como as portas para quarto, geralmente são mais estreitas, com larguras entre 60cm e 80cm, mas não estão limitadas a essas opções.

Na escolha de portas internas de madeira, as portas sarrafeadas ou semi-ocas (também conhecidas como porta colméia) realizam bem a função, sendo que as semi-ocas inclusive são excelentes para receber pintura, devido a superfície mais lisa e menos suscetível a deformações.

FAQ