Como montar uma cozinha pequena



Uma cozinha pequena reserva diversos encantos e tem grandes vantagens em uma casa. Ela é mais prática, diminui a área de limpeza e deixa tudo mais próximo, inclusive as pessoas. Não há nada mais gostoso do que cozinhar com familiares, amigos e estarem todos juntos na diversão.

Para que a vida em uma cozinha pequena seja prazerosa e traga todos esses benefícios, é preciso ter uma boa organização de móveis e eletrodomésticos. Somente assim que o espaço é otimizado e pode proporcionar bons momentos para todos.

Confira um passo a passo de como montar a cozinha de forma prática e útil:???????

O que você vai precisar?

Para montar uma cozinha pequena você vai precisar do essencial de móveis e eletrodomésticos. Entretanto, avalie as suas necessidades e da sua família para decidir o que entra e o que fica de fora da lista.

Basicamente, o essencial é:

  • Pia;
  • Balcão ou bancada para preparação de alimentos;
  • Fogão
  • Geladeira;
  • Mesa;
  • Cadeiras;
  • Coifa (opcional);
  • Armários;
  • Panelas e utensílios diversos.

Preparação

Antes de iniciar a montagem do ambiente e a organização dos móveis e eletrodomésticos, algumas preparações devem ser feitas.

  • Faça a medição dos espaços existentes, das paredes, portas, janelas e também localize todas as tomadas e encanamentos;
  • Meça também os móveis e eletrodomésticos que serão colocados no local, é importante para ter ideia da disposição em que ficarão;
  • Caso vá comprar algo novo, observe as medidas necessárias e também o estilo da cozinha, para não ter problemas com um móvel destoando de outros;
  • Realize pequenos reparos necessários, principalmente em locais que poderão ficar visíveis;
  • Chame, se necessário, uma segunda pessoa para auxiliar na acomodação dos móveis e eletrodomésticos;
  • Utilize luvas e demais equipamentos para proteção da sua integridade e de quem mais irá lhe ajudar.

Como fazer

Com todos os móveis e eletrodomésticos prontos, e as etapas de preparação atendidas, é possível iniciar a montagem e organização da cozinha.

  • Faça um esboço

Antes de realmente movimentar e acomodar os móveis e eletrodomésticos, uma ótima ideia é, em um papel, desenhar a cozinha e ver como ela ficará no fim. Isso auxilia na imaginação e na organização do todo. Além disso, evita que aconteçam grandes surpresas no fim do processo.

  • Comece pela pia

Como a pia é um dos itens mais peculiares, pois precisa de encanamentos e sistema de água e escoamento, ela é a melhor opção para começar. Acomode onde fiquem melhor estruturados os canos e que não existe prejuízos para o restante do projeto.

Como, geralmente, casas já possuem canos e tubulações em locais estratégicos, não será difícil construir a organização da sua cozinha com a pia.

  • Leve em conta o uso das coisas

Após encaixar a pia, leve em conta quais serão as atividades realizadas na cozinha e a melhor forma de dispor os móveis e eletrodomésticos para que aconteça um ganho de processo e o fluxo de trabalho seja fácil. Uma boa ideia é, ao lado da pia, colocar o fogão e uma bancada de preparação de alimentos, por exemplo.

  •  Instale o fogão

Como a preparação de alimentos geralmente envolve a necessidade de um fogão, experimente localizar o fogão logo ao lado da pia. Assim o processo de higienização de cozimento ficará muito mais rápido.

Preste atenção com as tomadas. Se o fogão for elétrico, é importante observar se não existirá a necessidade de uma extensão para que a tomara seja alcançada pelo eletrodoméstico.

  • Posicione uma bancada de preparação de alimentos

Do outro lado da pia, o ideal é possuir uma bancada para a preparação de alimentos. Onde seja possível realizar cortes, descongelamentos e até a elaboração de receitas mais complexas.
A bancada, ou balcão, de preparação também pode ficar localizada entre a pia e o fogão. Faça a sua escolha de acordo com a sua necessidade e com a sua adaptação. O importante é esse trio estar bastante próximo.

  • Instale a coifa

Apesar de opcional, a coifa é de grande importância, principalmente para cozinhas pequenas. Ela evita que fumaças e o cheiro proveniente da preparação de alimentos se espalhe pela casa. Em caso de uma cozinha estilo americano isso se torna ainda mais primordial.

Caso ela não esteja pronta para instalação, ou precise ser feita por pessoal especializado, deixe um local próprio para ela logo acima do fogão, para que assim que possível ela seja instalada.

  •   Acomode a Geladeira

Para uma maior rapidez nos processos, a geladeira precisa estar próxima de uma bancada ou da pia. Localize ela em frente a bancada já acomodada ou ao lado dela. Isso irá ajudar o preparo da comida e poupará energia elétrica ao diminuir o tempo de abertura da porta da geladeira.

  •   Mesa e cadeiras

A disposição da mesa e das cadeiras precisa ser de acordo com o espaço disponível. A mesa poderá ser acomodada colada à parede ou no meio do cômodo, com as cadeiras em volta. Opte por mesas que não ocupem muito espaço, mas respeite o número de componentes do grupo familiar.

Uma alternativa à mesa é a bancada de cozinhas americanas. Elas são ótimas para a realização de refeições, são menores, mais finas e são ótimas com bancos mais altos, que dá mais espaço para o ambiente.

  • Armários

Como grande parte dos armários são suspensos, preencha espaços vazios com armários para o armazenamento de alimentos e para guardar acessórios e utensílios domésticos. Mas não exagere, em excesso eles podem poluir o visual do ambiente e apenas aumentar os locais de acumulo de poeira.

  •  Decore

Após acomodadas todos os móveis e eletrodomésticos essenciais, preencha locais que sobrarem com itens de decoração, cestas de frutas, quadros temáticos, fotos e/ou até revistas de culinária. Essa etapa é o que dará charme ao local e trará toda a sua personalidade. 

Aposte em combinações de cores, funcionalidades e no seu estilo, mas sempre analise a disposição do restante das coisas para que os estilos não destoem.

Resultado

Após a acomodação de todos os móveis é muito importante que você verifique se portas, gavetas ou puxadores não são obstruídos por outras coisas.
Faça também percursos rotineiros, finja realizar tarefas do dia a dia e tente encontrar possíveis falhas na organização dos móveis. A ideia da disposição é que ela facilite processos e economize tempo. Além de manter o ambiente aconchegante e convidativo.
Capriche nas decorações, são elas que vão tornar a sua cozinha única e com a sua cara. É muito importante para o dia a dia estar num ambiente confortável e que possa ser chamado de lar.

Aqui no site você encontra modelos das melhores marcas para deixar a sua cozinha incrível. Caso tenha dúvidas nós te ajudamos! Basta conversar com os nossos especialistas pelo telefone: 0800 727 7755.

Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.