Entrar ou Cadastrar

Integrador de marketplace: o que é e suas vantagens

Conheça a importância do integrador de marketplace e use a ferramenta para alavancar as suas vendas

Por: Equipe MadeiraMadeira
09 jul 2024Vendas online

integrador marketplace

Para quem precisa aumentar a presença on-line, um integrador de marketplace oferece uma série de vantagens porque permite, em um único software, a integração entre diversos sistemas de comércio eletrônico,  os marketplaces. 

Com isso, é possível fazer uma otimização do gerenciamento dos estoques, além de proporcionar melhor gestão das vendas. Além de facilitar e automatizar processos, pode impulsionar o alcance e a visibilidade e oferece dados que ajudam a melhorar as vendas do seu negócio on-line. 

Para saber mais sobre o que é, como funciona e quais são os melhores integradores de marketplace, confira nossas dicas!

O que é um integrador de marketplace?


O integrador de marketplace é uma plataforma que permite ao vendedor gerenciar as vendas em mais de um marketplace de forma centralizada. Um vendedor que ofereça seus produtos na MadeiraMadeira, Amazon e Mercado Livre, por exemplo, pode gerenciar suas vendas em todos esses marketplaces em uma única plataforma. 

Como funciona um integrador de Marketplace


O integrador é capaz de se conectar a vários marketplaces. Assim, é possível que os estoques sejam atualizados e sincronizados automaticamente conforme as vendas aconteçam. Esse controle de estoque evita a venda de produtos quando já não estão mais disponíveis. 

Primeiro, é preciso que o vendedor faça o cadastro de seus produtos no integrador com informações detalhadas. O integrador, então, adapta as informações aos formatos e necessidades específicas de cada marketplace. 

Como todos os produtos ficam centralizados no integrador, assim que uma venda é realizada, o estoque é automaticamente atualizado em todos os marketplaces. 

O integrador também notifica o vendedor sempre que um novo pedido for feito. A plataforma também gera nota fiscal e etiqueta para envio. Além disso, com a ferramenta, é possível atualizar os preços automaticamente conforme as demandas do mercado. 

Quais são as vantagens de ter um integrador de marketplace?


Ter um integrador de marketplace é uma escolha estratégica e inteligente para quem deseja ter sucesso em seus negócios on-line. Veja as vantagens:

  • Centralização de operações 

Gerenciar todas as vendas de todos os marketplaces em uma única plataforma simplifica o processo e otimiza o tempo.  

  • Automatização de processos

Ao escolher um integrador de marketplace, etapas como gestão de pedidos, sincronização de dados e precificação passam a ser automatizadas. Isso, além de agilizar os processos, diminui significativamente a probabilidade de erro humano. 

  • Escalabilidade das vendas

Como o integrador de marketplace otimiza os processos, é possível que o vendedor ofereça seus produtos em vários marketplaces, o que aumenta o alcance dos produtos, proporcionando escalabilidade para as vendas. 

  • Gestão simplificada de estoque

O integrador facilita e automatiza a gestão de estoque. Com isso, informações sobre quantidades e variações do produto são oferecidas de forma rápida e precisa. 

  • Redução de custos operacionais

A automatização dos processos ajuda a reduzir custos operacionais, como aqueles com mão de obra: sem um integrador, seria preciso mais gente para gerir as vendas em cada uma dos marketplaces. 

  • Otimização de vendas

Os integradores ainda contam com ferramentas que oferecem análise e relatórios sobre o desempenho de cada um dos produtos em cada marketplace. Isso permite fazer ajustes necessários e otimizar as vendas.

Como escolher um integrador de marketplaces?

Na hora de escolher o integrador de marketplaces mais apropriado para o seu negócio, você deve considerar alguns fatores: 

Canais de integração

Avalie quais os marketplaces o integrador em questão suporta. Também leve em consideração a possibilidade de integração com outras plataformas, como lojas on-line próprias e redes sociais, por exemplo. 

Recursos

Um dos pontos mais importantes a ser considerado são os recursos oferecidos pelo integrador, que podem incluir a gestão de estoque, gestão de pedidos de e-commerce, análise de desempenho, precificação e automação de marketing. 

Estabilidade e segurança

Avalie a estabilidade e segurança do integrador com base no seu histórico no mercado. Considere a avaliação de outros usuários e faça pesquisas sobre possíveis problemas de segurança. Se possível, converse com um especialista. O integrador deve ter medidas de segurança suficientes para proteger os dados dos clientes e da empresa. 

Atendimento e suporte

É importante que o integrador ofereça um bom suporte técnico e atendimento, com canais de atendimento acessíveis e variados, como e-mail, chat e telefone.

Qual é a melhor integradora?

A melhor integradora de marketplace é aquela que atende às necessidades específicas do seu negócio. Entre as integradas mais conhecidas do mercado estão: 

Anymarket

Conhecida por sua integração eficiente e simplificada com os principais marketplaces, a Anymarket oferece recursos importantes, como gestão de estoques, pedidos e precificação. É o maior hub de integração de marketplace da América Latina. 

Bling

O Bling é um ERP (Enterprise Resource Planning), ou seja, planejamento de recursos empresariais, que ajuda empresas a gerenciar e automatizar uma série de processos. Além de emitir notas fiscais e boletos, por exemplo, realiza integrações com os principais marketplaces. É uma opção completa para a gestão de recursos dentro das empresas.

Tray

Uma opção bastante completa, a Tray, além de oferecer a integração com vários marketplaces, permite que você monte o seu próprio e-commerce. Além disso, emite notas fiscais, envia e-mail marketing, tem integração total com as redes sociais e faz anúncios de forma profissional. 

Tiny


Integrador de marketplace com interface simplificada e facilidade no uso. Permite a gestão de estoque, emissão de notas fiscais, relatório de desempenho e precificação. 

Shopping de preços


É um hub de integração de marketplaces voltado para a comparação de preços. O hub oferece recursos valiosos, como emissão automática de nota fiscal, comparativo de preços, monitoramento de concorrentes no Mercado Livre, duplicação de anúncios, entre outros. 

Vtex


Também oferece integração de marketplaces e outras funcionalidades avançadas de e-commerce, como análises de desempenho e personalização da experiência do cliente. 

Ideris


Ideris é um integrador de marketplaces completo, além disso, é conhecido pelo suporte especializado. Esse software permite gerenciar estoques, pedidos, emitir notas fiscais, além de gerar relatórios de desempenho. 

Conclusão

Como deu para perceber, o integrador de marketplace, além de aumentar a eficiência e simplificar os processos de uma empresa on-line, permite um alcance maior, o que pode impulsionar consideravelmente as vendas na internet. 

Por isso, não perca tempo e escolha agora mesmo o integrador de marketplace mais adequado para os seus negócios! 

Leia também

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.