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Quais são os melhores dias e horários para postar no Instagram

Timing: saiba qual é o melhor horário para fazer posts e aumentar o seu engajamento

Por: Equipe MadeiraMadeira
09 jul 2024Insights

homem com laptop na mão

Ter engajamento no Instagram é o objetivo de muitas marcas, produtores de conteúdo, influenciadores digitais e pessoas comuns. Além de ter um conteúdo interessante e relevante, que estimule a interação, é preciso também estar atento às regras do algoritmo. 

Você sabia que existem melhores dias e horários para postar no Instagram? Conhecer essas táticas e utilizá-las ao seu favor pode ajudar a aumentar consideravelmente o engajamento da sua empresa no Instagram. 

Quer conhecer essas e outras técnicas para aumentar o engajamento nas redes sociais? Acompanhe o nosso guia!

O que é engajamento na mídia social?


Todo mundo quer aumentar engajamento nas mídias sociais. Isso porque o engajamento vale ouro. Mas, afinal, o que é engajamento? 

O engajamento é a participação e interação dos usuários com os conteúdos postados nas mídias sociais. O engajamento pode se manifestar de várias formas: 

  • Curtidas 
  • Comentários
  • Compartilhamentos de posts
  • Cliques em links
  • Visualizações de vídeos
  • Mensagens no direct 


Todos esses tipos de interações são indicadores que ajudam a avaliar o sucesso de um post em uma mídia social. Afinal, quanto mais interação houver, maior o sinal de que o público recebeu bem aquele conteúdo. 

Por isso, avaliar o engajamento nas redes sociais é uma ferramenta valiosa para o marketing digital. Além disso, através dessa métrica você obtém insights importantes sobre o tipo de conteúdo que o seu público-alvo mais gosta, inclusive pode fazer ajustes e montar a melhor estratégia de marketing para redes sociais. 

Melhores dias e horários para postar no Instagram


Para gerar engajamento, além de postar um conteúdo envolvente e relevante, é preciso ficar atento aos melhores dias e horários para postar no Instagram. 

Além disso, é importante levar em consideração que os melhores dias e horários para postar podem variar conforme o público-alvo, localização geográfica (fuso horário) e setor de atuação. Mesmo assim, é possível ter um norte seguindo algumas orientações gerais: 

Melhores dias para postar no Instagram 


Segundo pesquisa divulgada pela SproutSocial, os melhores dias para postar no Instagram são: 

  • Terça-feira 
  • Quarta-feira 
  • Quinta-feira 

Melhor horário para postar no Instagram 


Ainda de acordo com a pesquisa, os melhores horários para publicar os posts são durante a semana: 

  • Ótimo: entre 10h e 14h 
  • Bom: entre 09h e 16h 

Pior dia para postar no Instagram 


Também é importante que você conheça o pior dia para postar no Instagram:

  • Domingo 

tabela de horários                                                                                                                        Foto: SproutSocial (Divulgação)

Como aumentar o engajamento nas redes sociais


Conhecer os melhores dias e horários para postar no Instagram e programar os posts de acordo com essas métricas é uma estratégia inteligente. Contudo, você precisa também se dedicar a outros pontos muitos importantes: 

Tenha metas claras


Definir metas claras é o primeiro passo para estabelecer a melhor estratégia de marketing para aumentar o engajamento da sua marca nas redes sociais. Quais as suas metas? Aumentar o número de curtidas e comentários? Aumentar o número de compartilhamentos? Aumentar o número de seguidores? 

Conheça o seu público


Conhecer o seu público-alvo é a chave para aumentar o engajamento. Entendendo quem são as pessoas com interesse em sua marca, qual a idade, gostos, preferências, interesses e comportamentos, vai ajudar a oferecer um conteúdo relevante para este público. Consequentemente, ao despertar o interesse e criar uma conexão com o seu público-alvo, o seu engajamento aumentará consideravelmente. 

Estude a concorrência


É importante também avaliar o seu concorrente. Observe os pontos negativos e pontos positivos. No que ele é bom, quais são os seus pontos fortes? No que ele está errando e como você poderia fazer melhor? A partir dessas respostas, ofereça postagens ainda mais completas, envolventes, que despertem o interesse e aumentem a interação do seu público-alvo. 

Analise as métricas de engajamento


Existem ferramentas que mostram as métricas da sua postagem e ajudam a avaliar a taxa de engajamento dos seus posts: 

  • Instagram for business


É uma versão da plataforma para empresas e produtores de conteúdo. Ele oferece ferramentas e recursos que ajudam a alcançar o seu público-alvo de maneira mais efetiva.   

  • Instagram insights 

O Instagram insights está disponível para perfis comerciais e de produtores de conteúdo, além do mais, esta ferramenta oferece informações sobre o engajamento do perfil e dados valiosos sobre o público-alvo.

Crie postagens envolventes


Para que o seu engajamento aumente, o trabalho de base deve ser muito bem feito, ou seja, você deve postar conteúdo relevante e envolvente. 

Além do conteúdo em si ser de qualidade, a forma como ele é apresentado também tem influência no engajamento. Por isso, faça posts em vários formatos: reels, fotos, stories. Use imagens de qualidade e com forte apelo estético. 

Fique atento às legendas: elas não podem ser cansativas e devem ser capazes de despertar o interesse do leitor. Uma dica é usar uma “call to action”, ou chamadas para ação, que estimulam a participação do leitor no post. 

Interaja com o seu público


Seja ativo e interaja com o seu público, além disso, sempre que for mencionado em stories, reposte e seja gentil com um comentário. Responda o mais rápido possível comentários e mensagens diretas. Se possível, vá até os posts dos seus seguidores e deixe uma curtida ou comentário. Isso aumenta a conexão e estimula a interação do público. 

Mantenha a regularidade de posts


A constância é um fator essencial para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, mantenha a regularidade dos posts. Você pode desenvolver um calendário de postagens com a frequência recomendada para o seu público (geralmente, de 3 a 5 vezes por semana). Programar os seus posts te ajuda a organizar o seu trabalho e a ser mais constante nas suas postagens. 

Agora que você já sabe as principais estratégias para aumentar o seu engajamento, coloque as nossas dicas em prática e veja a sua conta decolar!

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