Entrar ou Cadastrar

O que é SKU do produto e por que utilizar?

Entenda a importância do código SKU no gerenciamento de produtos

Por: Equipe MadeiraMadeira
09 jul 2024Vendas online

código SKUFazer a gestão de estoque de uma empresa é uma tarefa complexa, que exige organização e precisão. Por isso, ferramentas que otimizam e auxiliam na gestão de estoque são sempre opções interessantes e bem-vindas.

O código SKU (Stock Keeping Unit) ou Unidade de Manutenção de Estoque é um código único formado por letras e números, que serve para identificar e rastrear um produto em estoque. O SKU é útil na hora de cadastrar e retirar produtos do estoque. 

Para que serve o SKU?

Além de ser um código único atribuído a determinado produto, o SKU serve para identificar e rastrear o produto com precisão, permitindo ao vendedor gerir o estoque de forma mais prática e eficiente, diminuindo bastante a ocorrência de erros. 

Vamos tomar como exemplo uma loja de roupas, por exemplo, se determinado modelo de camisa tem três opções de cores e três opções de tamanho, cada uma dessas variações recebe um código SKU diferente. 

Assim, tanto no momento de cadastrar uma nova unidade desse produto, como na hora de fazer a retirada, você consegue acompanhar com precisão as quantidades de cada variação no estoque. 

Quais são os benefícios de usar SKUs?


Ao ajudar na organização e otimização da gestão de estoque e inventários, o código SKU oferece várias vantagens a empresa, seja ela física ou virtual: 

Controle de estoque


Como identifica de forma única cada produto e suas variações, o código SKU permite rastrear os produtos e acompanhar todas as unidades disponíveis. Agiliza o processo tanto na hora das compras quanto das vendas dos produtos. 

Gestão de vendas

Como permite acompanhar as entradas e saídas de cada item, permite ao empreendedor acompanhar as vendas de cada produto. Assim é possível observar quais produtos vendem mais e aqueles que têm uma demanda menor. 

Com esses dados, é possível avaliar investimentos, ajustar estratégias de marketing e até conhecer melhor o público-alvo e suas preferências. 

Redução de erros


Ao permitir a gestão de estoque de forma mais precisa, ajuda a diminuir a ocorrência de erros, como aqueles relacionados ao registro de entradas ou vendas de produtos, por exemplo. 

Eficiência logística


Da mesma maneira, a identificação precisa de um produto agiliza bastante a logística na hora de fazer a separação, retirada e transporte do produto. 

Análise de desempenho


O código SKU oferece informações importantes sobre as vendas de cada produto. Assim, é possível avaliar a margem de lucro de cada item, identificar padrões sazonais nas vendas e analisar com que velocidade cada mercadoria é vendida (giro de estoque). É uma informação preciosa para quem quer ajustar processos a fim de ter sucesso nos seus negócios, seja em uma loja on-line ou marketplace. 

Como saber o SKU de um produto?


Geralmente, é possível encontrar o SKU das mercadorias na etiqueta de preços ou no recibo de compras do produto. Caso o item seja vendido on-line, o SKU fica disponível na descrição da página do produto, na página de vendas. Caso não encontre o SKU do produto em nenhuma das opções, você pode entrar em contato com o fornecedor do produto. 

SKU é o mesmo que código de barras?


Embora estejam relacionados, o código SKU e o código de barras EAN/GTIN são diferentes. Enquanto o código SKU serve basicamente para identificar um produto e suas variações dentro do estoque de uma empresa (é um código exclusivo dentro de cada empresa), o código de barras é universal. 

Além disso, o código de barras é composto por uma sequência de 13 números e o código SKU é uma sequência alfanumérica. 

Como criar o SKU para os produtos de sua loja?

Primeiramente, analise detalhadamente cada produto comercializado e suas variações, como tamanho, cor e voltagem. Quanto mais específico for o código, relacionando o maior número de informações possíveis, mais rápida será a gestão do estoque. 


Crie um código SKU único para cada produto 


É importante criar um padrão com abreviações para cada produto, números para variações de cor e tamanho e outros elementos que agilizem o processo de identificação do produto de forma precisa. Lembre-se que o SKU deve ser único. Fique atento às duplicidades ou reutilização. 


Use uma sequência curta 


Quanto mais informações, melhor a identificação do produto. Contudo, as informações devem ser essenciais. Evite utilizar informações desnecessárias porque isso deixa a sequência longa, o que dificulta a identificação. 


Exemplo de código SKU 


Vamos tomar, novamente, uma camisa como exemplo:


Para a o código SKU da camisa, vamos usar as seguintes informações: categoria, tamanho, cor e fornecedor. 


Formato do SKU: [Categoria][Tamanho][Cor][Fornecedor]:

  • Categoria: CT (abreviação para camiseta)
  • Tamanho: 04
  • Cor: AZ (abreviação para azul)
  • Fornecedor: FS (abreviação para FashionStyle)

Portanto, o código SKU para a camiseta ficaria: CT04AZFS

A importância do SKU para Marketplaces e Integradores


Ter o código SKU no e-commerce é fundamental porque muitos marketplaces e integradores exigem o cadastro de código SKU dos produtos no momento de cadastrar anúncios de produtos. 

Em regra, os marketplaces e integradores priorizam anunciar produtos com código SKU cadastrados. Isso é importante para alavancar as suas vendas. 

Como os marketplaces oferecem produtos semelhantes de mais de um vendedor, ter um código SKU único para cada produto, facilita a gestão de estoque e a identificação do produto, de acordo com o vendedor. 

Quais são as vantagens de ter um código sku?


Ao criar um código SKU é possível sincronizar os dados e informações, evitando o esgotamento dos estoques e acompanhar as vendas on-line de forma eficaz. Além disso, permite fazer análise de desempenho de cada produto e vendedor de maneira assertiva. 

Outra vantagem que o código SKU oferece é a facilidade em otimizar os processos, o que é fundamental para um negócio on-line, que exige agilidade e praticidade. 

Por isso, vale a pena cadastrar o código SKU dos seus produtos. Além de ajudar na gestão de estoque e proporcionar informações importantes para os seus negócios, pode ajudar a potencializar as vendas. 

Implemente o código SKU na sua empresa e leve os seus negócios para outro nível! 

Leia também

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.