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Como construir uma estratégia de marketplace multicanal

Explore a estratégia de marketplace multicanal e alcance o sucesso no seu negócio

Por: Equipe MadeiraMadeira
09 jul 2024Negócios

estratégia multicanalidade

Uma das estratégias mais inteligentes para quem deseja vender mais na internet é o marketplace multicanal, que envolve a comunicação por vários pontos de contato. Além de aumentar o alcance e impulsionar as vendas, ter uma estratégia multicanal melhora a experiência de compra do cliente. 

Garantir a presença da marca em vários canais, como websites, e-mail, aplicativos, marketplaces, whatsapp e nas redes sociais, é possível alcançar um público variado e diferenciado. Com isso, a marca não fica dependente de apenas um canal ou plataforma. 

Para saber como construir a melhor estratégia de venda multicanal para o seu e-commerce, confira essas dicas!

O que é marketing multicanal?


Podemos dizer que o marketing é a arte de entender as necessidades e desejo de um determinado público-alvo e utilizar essas informações para entregar valor para os clientes por meio de produtos. 

Já o marketing multicanal é uma estratégia de marketing que se utiliza de vários canais para se comunicar com o consumidor. Os canais podem ser redes sociais, sites, e-mail, whatsapp, marketplace, loja física, entre outros. 

Como implementar uma estratégia multicanal


O primeiro passo para a implementação de uma estratégia multicanal é a definição do público-alvo. Você precisa entender quem são os seus clientes e em quais canais eles estão presentes. 

Depois disso, selecione os canais que vão integrar a sua estratégia. É importante que esses canais estejam interligados e alinhados com a comunicação necessária para alcançar aquele público-alvo. Isso proporciona uma experiência coesa e deixa uma boa imagem da marca. 

Uma boa dica é produzir conteúdo relevante e personalizado para cada canal. A linguagem utilizada em um blog, por exemplo, é diferente daquela utilizada em mensagens de whatsapp. 

Quer saber como escolher os melhores canais? Confira algumas sugestões: 

Marketplace


O marketplace é uma ferramenta muito interessante para quem deseja aumentar o alcance e impulsionar as vendas. Marketplaces são plataformas online que permitem que várias empresas e microempresas vendam seus produtos e serviços. 

Vender em marketplaces, como MadeiraMadeira, Mercado Livre ou Amazon, por exemplo, além de aumentar o alcance do seu produto, aumenta a sua credibilidade, principalmente se você está começando agora no mundo das vendas online. 

Isso sem contar que a maioria dos marketplaces oferecem uma estrutura pronta de logística e sistema de pagamentos e atendimento ao cliente. 

Loja virtual


A loja virtual é outro recurso importante. Por meio dela, os clientes podem fazer compras em qualquer horário durante qualquer dia da semana. Além disso, é possível fazer vendas para clientes em qualquer lugar do Brasil e até mesmo do mundo. 

Isso sem contar que o cliente pode entrar em contato direto para interagir, engajar e dar feedback sobre os produtos. Comparado a lojas físicas, tem melhor custo-benefício, considerando que os custos operacionais costumam ser menores. 

Redes sociais


Utilizar de redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok, Linkedin é uma opção bastante inteligente. Além disso, é uma forma de “humanizar” a marca, fazendo com que fique mais próxima do cliente. 

Nas redes sociais, por exemplo, os clientes podem interagir, curtir, comentar, engajar, opinar, além de acessar conteúdos relevantes sobre os produtos e a marca. 

Inclusive as redes sociais contam com ferramentas que permitem direcionar anúncios (e isso inclui anúncios dos seus produtos) para o público de interesse. 

Loja física


A loja física, caso exista, também pode estar integrada com a estratégia multicanal. Você pode, por exemplo, dar a opção de comprar on-line e retirar na loja. 

Outra forma de integração é trazer um pouco mais do mundo virtual para a experiência de compra na loja física, com canais de autoatendimento, pagamento em dispositivos móveis e até mesmo a realidade virtual. 

Afiliados


O marketing de afiliados é outra ferramenta importante para quem quer implementar a estratégia de vendas multicanal. Aumenta bastante o alcance e, consequentemente, as vendas. 

A empresa paga uma comissão sobre as vendas para os afiliados divulgarem os produtos em seus próprios canais, como blogs, redes sociais e sites. 

WhatsApp


Atualmente, é fundamental que a marca, principalmente aquelas que vendem em e-commerces, estejam presentes no Whatsapp. Este canal proporciona uma comunicação rápida, direta, personalizada e eficiente. 

Pode ser usado para atendimento ao cliente. Desse modo, os clientes podem entrar em contato de forma mais prática para tirar dúvidas, resolver problemas e dar feedbacks.

Também pode ser usado para informar o cliente sobre os seus pedidos. Por exemplo, quando o pedido for enviado, envie uma mensagem no Whatsapp notificando o cliente e fornecendo o código de rastreio. 

Além disso, o canal pode ser usado para enviar informações sobre promoções, campanhas, cupons de desconto e conteúdos exclusivos. Isso sem contar que você também pode realizar vendas diretamente pelo aplicativo. 

Qual a diferença entre multichannel e omnichannel?


A abordagem multicanal oferece ao cliente a possibilidade de interagir com a marca por meio de vários canais diferentes. No caso do omnichannel, além dessa possibilidade de interagir em vários canais, a interação é integrada, coesa e fluida. 

No multicanal, a empresa pode utilizar lojas físicas, lojas virtuais, aplicativos, redes sociais, marketplaces e outros canais, certo? Cada um desses canais opera de forma independente e não há, necessariamente, uma integração entre eles. 

O cliente tem muitas opções de interação e compras e a experiência com cada canal pode ser totalmente diferente. Já no omnichannel há uma intencionalidade quanto à integração dos canais.

Todos devem estar integrados, de forma que o cliente migre de um canal para outro e mantenha uma consistência na sua experiência. Para isso, é preciso que as informações do cliente e da compra sejam compartilhados nos canais em tempo real. O objetivo é criar uma experiência contínua e fluida

Vantagens de uma estratégia de venda multicanal

A estratégia de venda multicanal traz benefícios relevantes e consistentes para a empresa, como: 

Brand awareness


O brand awareness (reconhecimento da marca) é o sonho de todo empreendedor. Ao adotar uma estratégia de venda multicanal, a empresa aumenta a sua presença e assim pode ser descoberta por mais pessoas. 

Isso acelera o processo de conhecimento e reconhecimento da empresa, aumentando a sua credibilidade, solidez e vendas. 

Aumento das vendas


Sem dúvidas, a presença da empresa em vários canais alcança um público maior e pode alavancar as vendas.  Estar presente nas redes sociais, com linguagem alinhada ao canal, pode, por exemplo, fazer com que a empresa alcance um público mais jovem que possivelmente não alcançaria apenas com uma abordagem em um único canal.  

Aumenta a fidelização dos clientes


Como aumenta a possibilidade de interação entre o cliente e a empresa, a abordagem multicanal proporciona uma experiência de compra mais flexível e satisfatória. Com isso, aumentam bastante as chances de o cliente comprar novamente com a empresa. 

Em um mercado cada vez mais globalizado, integrado, com concorrência acirrada, adotar uma abordagem de vendas multicanal é essencial para garantir o sucesso do negócio a médio e longo prazo. Impulsiona as vendas e garante uma experiência de compra mais flexível e personalizada. 

Se você é empreendedor e quer garantir o reconhecimento da sua empresa, não deixe de considerar essa opção! 

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