Entrar ou Cadastrar

Marketing de Afiliados: O que é e como funciona

Saiba como fazer uma renda extra trabalhando de casa!

Por: Equipe MadeiraMadeira
09 jul 2024Insights

afiliadosGanhar dinheiro na internet é o sonho de muita gente. Além de proporcionar uma renda extra, ao trabalhar online é possível ter liberdade geográfica, flexibilidade de horários, inclusive escalonar seus negócios, aumentando as chances de alcançar o sucesso e a realização na vida profissional. 

O marketing de afiliados é, sem dúvidas, uma das opções mais procuradas porque não precisa ter um infoproduto próprio, você apenas anuncia o produto de uma loja virtual e recebe uma comissão por isso. 

Se interessou pelo tema e quer saber mais como funciona? Preparamos um guia com as principais informações sobre o tema. Confira!

O que é marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é uma estratégia de marketing digital em que a empresa paga uma comissão a um afiliado por promover e vender seus produtos on-line. 

Basicamente, a empresa que deseja vender seus produtos cria um programa de afiliados e define valores e comissões para cada venda. Os afiliados são as pessoas que vão anunciar esses produtos em troca de comissão por meio de diversos canais, como blogs, redes sociais, e-mail marketing, entre outros. 

Geralmente, para fazer a conexão entre as empresas e os afiliados existem as redes de afiliados, que são plataformas que fazem essa ponte, fornecendo gestão de links, monitoramento das vendas e pagamento de comissões. 

Como ser um afiliado?

Se tornar um afiliado é um processo simples. O ideal é que você, primeiro, defina um nicho que domine ou tenha interesse. Em seguida, encontre um programa de afiliados e cadastre-se. 

Em regra, você vai precisar preencher um formulário fornecendo informações sobre você e o seu canal de divulgação, como blog ou redes sociais (YouTube, TikTok, Instagram). Veja se o seu canal está alinhado com a política do programa. 

Depois, é só produzir conteúdo de qualidade e relacionar o link dos produtos de forma orgânica e natural. Quanto mais interessante for o seu conteúdo, mais cliques terão seus links e maiores serão as chances de vender os produtos dos parceiros. 

Como ganhar dinheiro com marketing de afiliados


Para ganhar mais dinheiro com o marketing de afiliados, você precisa alcançar mais pessoas e realizar mais vendas. Para isso, é preciso se valer de algumas estratégias: 

  • Escolha um nicho de alta demanda 

Para ter muitos acessos, antes de tudo, é preciso que o nicho seja de alta procura. Geralmente este tipo de nicho também tem uma concorrência alta, mas a demanda acaba compensando. Para se destacar, produza conteúdo relevante, de qualidade e bem escrito. 

  • Crie um site ou blog 

Criar um site ou blog é uma estratégia poderosa. Nele você vai escrever artigos esclarecedores e informativos, que vão atrair as pessoas. Durante os posts, de forma orgânica e natural, insira os links dos produtos. Você também pode fazer revisões e análises dos produtos que anuncia. Lembre-se de ser sincero.

  • Use o marketing de conteúdo a seu favor 

Escreva artigos que esclareçam as dúvidas mais comuns dos leitores a respeito daquele tema. Adicione informações interessantes e úteis. Além disso, otimize o seu texto com técnicas de SEO para que seu texto fique bem ranqueado nos motores de busca, como o Google, por exemplo. 

  • Esteja presente nas redes sociais 

Também é importante que você esteja presente nas redes sociais, a fim de interagir com o público e aumentar o engajamento. 

  • Analise as métricas 

Utilize ferramentas de análises que te permitam avaliar o sucesso dos seus posts. Assim, você vai entender o tipo de conteúdo que mais agrada ao público. 

  • Seja constante e se atualize

De início, é improvável que você ganhe muito dinheiro com o marketing de afiliados de uma hora para outra. Por isso, é preciso ser constante e persistente e estar sempre estudando e se atualizando para entregar o melhor para o seu público. 

Quais são as melhores plataformas de afiliados?


Para entrar no universo de marketing de afiliados, o mais indicado é procurar uma plataforma de afiliados, que vai te ajudar a encontrar produtos e anunciantes e, consequentemente, ganhar comissões. Confira as principais:

Awin

Uma das principais redes de afiliados em todo o mundo é a Awin, conhecida por promover produtos e serviços de diversos mercados, desde pequenas a grandes empresas, passando pelos maiores e-commerces do Brasil e do mundo. 

A MadeiraMadeira, por exemplo, uma das maiores lojas de móveis e decoração do Brasil gerencia seu programa de afiliados através da Awin. Como é um e-commerce que anuncia muitos produtos, é uma alternativa interessante para fazer uma renda extra. 

Além disso, a Awin conta com ótimas ferramentas de análises e relatórios, proporcionando um feedback interessante. Apesar de ter uma taxa para novos afiliados, ela é reembolsável. 

Social Soul

Essa é uma plataforma conhecida por conectar influenciadores digitais com marcas, ajudando-os a monetizar todo o seu alcance nas redes sociais. A plataforma é fácil de usar e conta com marcas renomadas entre os anunciantes. 

Monetizze

Uma outra opção é a plataforma Monetizze, que também conta com uma variedade de parceiros anunciantes, além de ter interface intuitiva e programas de treinamento para os novos afiliados. 

Tipos de divulgação

Antes de começar a fazer parte de um programa de marketing de afiliados, é importante entender quais são os tipos de divulgação porque isso vai determinar a forma como os afiliados serão pagos:

CPA (Custo por ação)


Neste tipo de divulgação, o afiliado recebe comissão sempre que o cliente realiza uma ação específica, como, por exemplo, preencher um formulário ou fazer um download. 

CPC (Custo por clique)


Já neste modelo, o afiliado ganha uma comissão sempre que os clientes clicam no link de divulgação do produto. 

CPM (Custo por mil impressões)


O afiliado recebe sempre que determinado número de visualizações do anúncio é alcançado. Por exemplo, a cada mil impressões, o afiliado ganha uma comissão. 

CPV (Custo por venda)


Aqui o afiliado é pago sempre que uma venda é feita através de seu link de divulgação. 

Quais são os benefícios do marketing de afiliados?


Participar de um programa de marketing de afiliados é uma forma de fazer uma renda extra com a internet ou, quem sabe, viver disso e ter uma rotina mais flexível. As vantagens são inúmeras: 

  • Baixo investimento inicial 

Este é um tipo de trabalho com a internet em que você não precisa de uma superestrutura, nem investir muito dinheiro inicialmente. Isso sem contar que você não precisa ter o seu próprio infoproduto. É uma forma de conseguir um dinheiro extra, aliviando o orçamento. 

  • Diversificação de receitas 

Você pode divulgar produtos de diferentes nichos, diversificando as suas fontes de renda e receitas. 

  • Liberdade 

Além de todas as outras vantagens, o marketing de afiliados proporciona liberdade de horários e geográfica. Como você vai trabalhar com a internet, não precisa estar preso a um espaço físico em horários pré-determinados. 

  • Fonte de renda passiva 

Suponha que você crie um blog e anuncie ali os links dos produtos dos seus parceiros. Sempre que alguém acessar aquele conteúdo pode acabar te gerando uma renda, ainda que você não esteja ativamente fazendo divulgação do link.

Conclusão

Trabalhar com marketing de afiliados é uma maneira mais segura, barata e versátil de iniciar a carreira no mundo on-line. Apesar de promissor, é competitivo e a constância na produção de conteúdo faz toda a diferença. 

Por isso, não perca tempo e procure uma plataforma de afiliados e se inscreva imediatamente para começar a ganhar dinheiro na internet!

Leia também

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.